Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Venda de veículos leves acumula alta de 14,1% até novembro

Mercado | 03/12/2018 | 18h22

Venda de veículos leves acumula alta de 14,1% até novembro

Automóveis e utilitários somaram em 11 meses 2,24 milhões de unidades e vão superar projeção anual

MÁRIO CURCIO, AB

A venda de veículos leves (automóveis e pequenos comerciais) somou em novembro 221,3 mil unidades. Os feriados nacionais de Finados e da Proclamação da República, mais o Dia da Consciência Negra (celebrado em boa parte do País), resultaram, na prática, em apenas 17 dias úteis em várias praças, embora os calendários apontem 20. Com isso houve queda de 9,6% nos emplacamentos em relação a novembro. No entanto, o acumulado do ano teve 2,24 milhões de autos e comerciais leves licenciados, 14,1% a mais que nos mesmos 11 meses do ano passado. Os números são da Fenabrave, federação que reúne as associações de concessionários.



- Faça aqui o download dos dados da Fenabrave
- Veja outras estatísticas em AB Inteligência



Considerando 20 dias úteis, a média diária de automóveis e comerciais leves se manteve praticamente estável em relação a outubro, com pouco mais de 11 mil unidades por dia, mas sobe para 13 mil unidades considerando os 17 dias que o mês teve na prática em quase todo o País.

Os emplacamentos em 11 meses mostram que o mercado vai superar as projeções atualizadas pela Fenabrave em outubro (leia aqui). A Fenabrave previa para todo o ano 2,07 milhões de automóveis licenciados, mas as vendas até novembro já atingiram 1,9 milhão. Considerando a média mensal no segmento, 2018 deve fechar com cerca de 100 mil carros a mais do que o previsto.

Os comerciais leves licenciados até novembro já somam 333,2 mil emplacamentos, uma média de 30,3 mil por mês. Certamente passarão em cerca de 20 mil unidades a projeção anual de 343,4 mil. O aumento da confiança do consumidor na economia e a melhora nas condições de crédito favoreceram os segmentos de automóveis e comerciais leves este ano.



Tags: Fenabrave, automóveis, comerciais leves, vendas, emplacamentos, licenciamentos.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência