Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Grupo BMW recebe certificação por usar energia renovável
Consumo de energia na fábrica de carros (acima) e na de motos é compensado por fonte renovável

Sustentabilidade | 28/11/2018 | 19h06

Grupo BMW recebe certificação por usar energia renovável

Eletricidade consumida no País para montar carros e motos é compensada por complexo eólico na Bahia

REDAÇÃO AB

As fábricas do Grupo BMW em Araquari (SC, automóveis) e Manaus (AM, motos) obtiveram certificação I-REC por utilizarem energia proveniente de fontes renováveis, o que promove a redução de emissões de gás carbônico, um dos responsáveis pela formação do efeito estufa e do aquecimento global.

O I-REC é um instrumento de compensação do consumo de energia elétrica de fontes que emitem CO2. Desde o início deste ano, a energia utilizada nas fábricas de Araquari e Manaus é proporcionalmente compensada pela geração do Complexo Eólico de Morrinhos, em Campo Formoso (BA).

No ano passado, toda a energia consumida pelas fábricas do Grupo BMW na Europa partiu de fontes renováveis e a empresa pretende que as demais unidades pelo mundo sigam esse exemplo até 2020. Sendo assim, o departamento de operações no Brasil iniciou também em 2017 um trabalho de pesquisa das opções técnicas para atingir esse objetivo.

Após a validação do estudo foi firmado um contrato para emissão dos certificados de energia renovável a fim de cobrir o consumo das fábricas brasileiras entre janeiro de 2018 e dezembro de 2020 sob a chancela do Instituto Totum, emissor local das I-RECs no Brasil.

“Essa conquista é estratégica, pois reflete de forma prática a aplicação de ações globais de combate às mudanças climáticas no Brasil”, afirma a diretora de relações governamentais do Grupo BMW, Gleide Souza.



Os RECs funcionam como um sistema global de rastreamento de atributos ambientais de energia. O objetivo é facilitar a contabilidade confiável do carbono. Cada REC equivale a 1 megawatt/hora. Ter a certificação permite afirmar que a energia utilizada é compensada por uma fonte renovável.



Tags: Grupo BMW, Complexo Eólico de Morrinhos, carros, motos, Gleide Souza, I-REC.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência