Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Volkswagen Fox chega a 2 milhões de unidades
Fox é montado desde 2003 sobre a mesma plataforma. As duas versões atuais usam motor 1.6 de 104 cv

Indústria | 28/11/2018 | 13h19

Volkswagen Fox chega a 2 milhões de unidades

Veterano é produzido no Paraná há 15 anos, mas ainda mantém volume razoável de vendas

REDAÇÃO AB

O veterano Volkswagen Fox chega aos 15 anos com 2 milhões de unidades produzidas. O modelo é fabricado em São José dos Pinhais (PR) desde seu lançamento, em 2003. E sobreviveu a todo esse período utilizando a mesma plataforma desde o lançamento. Passou apenas por mudanças estéticas e substituições ou atualizações de motor e transmissão.

No acumulado do ano ele aparece como o 18º automóvel mais vendido no Brasil, com 32,4 mil unidades emplacadas até outubro. Como comparação, o Toyota Etios ocupa a 23ª colocação, com 25,1 mil unidades. E o Ford New Fiesta, com projeto bem mais atual que o do Fox, vem em 39º, com pouco mais de 13 mil unidades.

É verdade que as vendas do Fox recuaram 14% este ano na comparação com o período janeiro-outubro de 2017, mas isso ocorreu mais pela presença do novo Polo nas concessionárias do que por desinteresse em razão do envelhecimento.

“Enquanto estiver vendendo vamos produzir”, costuma dizer o presidente e CEO da Volkswagen América Latina, Pablo Di Si, toda vez que questionado por jornalistas sobre o destino do Fox quando a fábrica paranaense iniciar a produção do utilitário esportivo T-Cross.



Mesmo assim, é pouco provável que atravesse 2019. Com uma posição de dirigir mais elevada em relação a outros hatches, o Fox foi pensado para famílias com altura média maior que a do padrão brasileiro. Isso permitiu que 305,5 mil unidades fossem exportadas para a Europa entre o meio da década passada e o início da atual.

Hoje o modelo é enviado para Argentina, Colômbia e outros mercados latino-americanos. Até outubro foram embarcadas 3,5 mil unidades para o exterior.

No Brasil o carro é vendido atualmente apenas em duas versões, ambas com motor 1.6 flex com até 104 cavalos. A primeira, Xtreme, tem apelo aventureiro e transmissão manual de cinco marchas. Já o Fox Connect traz a opção de câmbio manual ou automatizado I-Motion, sempre com cinco velocidades.



Tags: VW, Volkswagen, Fox, Toyota, Etios, Ford, Fiesta.

Comentários

  • Leandro

    Belamarca alcançada pela VW. Pena que ela deichou na mão muitos proprietários de fox com defeito de Fabrica (motor) na mão. Sou um deles,que aguarda uma decisão judicial ate hoje . Pra mim VW nunca mais.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência