Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Volkswagen ajusta estratégia global de marketing
O novo mapa-múndi do marketing global da Volkswagen

Negócios | 26/11/2018 | 20h20

Volkswagen ajusta estratégia global de marketing

Com verba de € 1,5 bilhão em 2020, marca vai criar quatro centros de comunicação no mundo, um deles em São Paulo

REDAÇÃO AB

A Volkswagen anunciou na segunda-feira, 26, uma série de mudanças na estratégia global de marketing da marca para os próximos anos. Até 2020 a empresa almeja aumentar em 30% sua eficiência de comunicação junto a consumidores, mas sem aumentar o orçamento de gastos com mídia, que permanece em € 1,5 bilhão por ano. A companhia prevê elevar para 50% a participação das mídias digitais em suas diversas campanhas (contra 25% em 2015), ao mesmo tempo em que planeja multiplicar por cinco o número de filmes e anúncios a serem veiculados, seguindo a tendência de “atingir o consumidor de forma mais personalizada”, diz o comunicado da Volkswagen.

A nova estratégia também irá reduzir drasticamente, “em um futuro próximo”, o número de agências de publicidade e comunicação que atendem a Volkswagen em todo o mundo, das atuais 40 para apenas três casas “líderes”. O Omnicom Group será responsável por atender a marca na Europa e América do Sul, enquanto a WPP fica com a América do Norte e a Cheil continuará seu trabalho na China.

A partir de 2019, serão criados quatro centros globais para gerir o marketing, localizados na Alemanha/Berlim, no Brasil/São Paulo, na China/Pequim e nos Estados Unidos/Nova York. A ideia é reunir sob o mesmo teto de 100 a 200 “das mais criativas pessoas” em cada um desses centros, que vão trabalhar em campanhas de forma integrada para desenvolver conteúdo desde a estratégia até sua veiculação e distribuição. Pela primeira vez, segundo a Volkswagen, essa abordagem tornará possível a criação de campanhas globais da marca.

“A marca será administrada de maneira mais enxuta e centralizada. Com as novas parcerias, vamos alcançar um poder inovador de marketing sem precedentes. Graças ao nosso horizonte mais focado de agências, vamos nos tornar significativamente mais eficientes. A transformação de longo alcance da Volkswagen, que será mais evidente aos nossos clientes no próximo ano com o lançamento de nosso [carro elétrico] ID, irá também mudar os fundamentos de nosso marketing”, afirma Jürgen Stackmann, membro do conselho da VW responsável por vendas.



Os executivos da Volkswagen avaliam que o atual ambiente digital de comunicação global vai permitir a comunicação cada vez mais direta com os clientes. “No passado, os contatos diretos com o consumidor eram um problema dos concessionários. Graças ao nosso novo modelo de vendas, estaremos em posição de se comunicar diretamente com os compradores. Com isso, no futuro, vamos personalizar nossa oferta a um nível nunca antes visto”, diz Jochen Sengpiehl, chefe de marketing (CMO) da marca Volkswagen de carros de passageiros.

De 2020 em diante, a comunicação direta entre Volkswagen e seus clientes será gerenciada por uma identidade pessoal de cliente da marca, com o objetivo de criar experiências individualizadas por meio de todos os pontos de contato. A análise e utilização de dados de mercado e consumo de cada um será possível com o uso intensivo de avançadas ferramentas digitais e inteligência artificial.



Tags: Volkswagen, marketing global, estratégia, publicidade.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência