Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Rede de oficinas Euro Repar acelera crescimento no Brasil
Oficina credenciada pela Euro Repar

Aftermarket | 26/11/2018 | 18h14

Rede de oficinas Euro Repar acelera crescimento no Brasil

Objetivo é credenciar 1,2 mil reparadores em cinco anos, que ganham acesso à compra conjunta de peças

PEDRO KUTNEY, AB

Após pouco mais de um ano de operação o Brasil, a rede de oficinas Euro Repar prevê iniciar 2019 com cerca de 300 estabelecimentos credenciados em cinco estados brasileiros, mas a meta é bem mais ambiciosa: afiliar 1,2 mil oficinas no prazo de cinco anos, com plano de investimento nesse período de R$ 6 milhões para estruturar a cadeia. Existe potencial de sobra para isso dentro do universo estimado de 80 mil unidades de reparação de veículos leves em funcionamento atualmente no País. A Euro Repar já atua nesse segmento na Europa há 10 anos, é uma divisão independente de negócio do Grupo PSA, também dono das marcas de automóveis e comerciais leves Peugeot, Citroën, DS, Opel e Vauxhall.

Eduardo Grassiotto, presidente da Euro Repar Car Service no Brasil, avalia que a principal vantagem oferecida pela rede, além da consultoria técnica de gestão e estruturação para oficinas, é a gestão de compras de autopeças em grupo, como uma espécie de cooperativa, dentro de um catálogo que já chega a 23 mil códigos para centenas de marcas e modelos de carros. “Com maior volume, negociamos preços melhores. O reparador entra no sistema on-line, compra o que precisa e recebe um boleto único para pagamento no fim do mês com a descrição de todos os componentes entregues”, explica.

A Euro Repar também faz grandes compras de componentes de alto volume e distribui com sua marca própria. Estão no catálogo fluidos de freio e de arrefecimento, limpadores, óleo, discos de freios e filtros, e em breve devem entrar na lista baterias, pastilhas e componentes de ignição. A credenciadora já trabalha com seis fornecedores nacionais e deve aumentar esse número – atualmente só as palhetas dos limpadores são importadas.


Eduardo Grassiotto e a linha de peças com marca própria da Euro Repar

“Esse mercado passa por concentração, é preciso se aliar a um grupo maior para ser competitivo, com informações estratégicas para gerir o negócio e comprar componentes por preços melhores, para assim aproveitar melhor o crescimento do número de clientes que têm carros fora da garantia de fábrica e buscam atendimento de qualidade”, afirma Eduardo Grassiotto.



A consultoria estratégica inclui o uso de informações do sistema unificado da Euro Repar, que pode fornecer, por exemplo, orientações sobre nível ideal de preços cobrados por diversos serviços, que devem obedecer à lógica de um valor médio para não espantar o cliente nem trazer prejuízo à operação da oficina.

Como rede de oficinas credenciadas, a Euro Repar oferece uma fórmula de afiliação mais flexível do que uma franquia. Existem poucas obrigações para a associação e a desfiliação também é mais simples. Além da identificação visual, uma exigência é o uso de equipamento de diagnose (scanner) indicado pelo credenciador, que pode ser adquirido por leasing operacional oferecido por parceiro financeiro da rede. “Não fica caro para o reparador e garantimos um equipamento de qualidade”, diz Grassiotto.



Tags: Euro Repar, oficinas credenciadas, reparação, autopeças, Grupo PSA.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência