Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia | 26/11/2018 | 07h50

Volkswagen Connect estreia no T-Cross e estará em todos os novos carros da marca

Sistema apresenta informações detalhadas de uso do veículo direto no smartphone do consumidor

GIOVANNA RIATO, AB

A sensação de saber que o carro está com um problema, mas não conseguir identificar qual é deve acabar logo para quem tem carros da Volkswagen. Ao menos é o que a empresa pretende com uma novidade que estreará no T-Cross, que tem lançamento previsto para abril de 2019: o Volkswagen Connect. O sistema apresenta todas as informações do carro em um aplicativo no celular do usuário. Dá para ver onde o automóvel está estacionado, detectar milhares de falhas e problemas, acompanhar detalhadamente o consumo de combustível, entre uma série de outras funcionalidades.

Todas as informações são captadas da central de diagnóstico do veículo, o OBD. É deste mesmo sistema que os mecânicos extraem as informações para fazer a manutenção do automóvel, a partir de um cabo ligado ao computador. A diferença, no caso do Volkswagen Connect, é que o sistema fará tudo de forma automática porque já vem com um dispositivo interno de leitura das informações do OBD e transferência para o celular.

“A tecnologia vai estrear no T-Cross, mas estará em todos os nossos modelos a partir de agora”, conta Fabio Rabelo, head de digitalização e novos modelos de negócio da montadora no Brasil.

Há outra empresa que o oferece solução parecida com a do Volkswagen Connect no mercado nacional. No fim de 2017 a Engie chegou ao Brasil. A startup israelense vende um dispositivo simples que pode ser conectado ao OBD de carros fabricados a partir de 2002, ler as informações e mostra-las em um aplicativo no celular do cliente.

Rabelo garante, no entanto, que a solução da própria montadora é mais precisa e detalhada por ter sido desenvolvida internamente. “Além disso, não cobraremos nada do usuário para que ele tenha acesso ao sistema, diferentemente da Engie, que vende seu dispositivo a um valor baixo, mas ainda assim cobra alguma coisa por ele”, esclarece. Para a montadora, o Volkswagen Connect é mais uma aposta para melhorar a jornada do consumidor com a marca. “É uma facilidade para o cliente na rotina de uso do carro, uma simplificação”, detalha Rabelo.



Tags: Volkswagen Connect, conectividade, diagnóstico, OBD, Engie, Fabio Rabelo.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência