Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Volvo FH completa 25 anos no auge do desempenho
Edição limitada comemorativa do Volvo FH: todas as 25 unidades vendidas

Comerciais | 23/11/2018 | 15h24

Volvo FH completa 25 anos no auge do desempenho

Caminhão mais caro vendido no País tem fila de espera de até seis meses

PEDRO KUTNEY, AB | De Curitiba (PR)

A eficiência do Volvo FH parece superar qualquer susto com relação ao preço de aquisição do caminhão extrapesado mais caro vendido no Brasil, acima dos R$ 400 mil. Ao completar 25 anos de seu lançamento global e 20 anos de produção na fábrica brasileira da marca sueca, em Curitiba (PR), o FH mostra que está no auge de seu desempenho comercial por aqui: atualmente os clientes enfrentam filas de espera para comprar o modelo que podem chegar a seis meses, as encomendas de novembro só serão entregues em abril. Por isso a Volvo abriu contratações este mês para completar a operação do segundo turno na planta paranaense e assim tentar atender os pedidos mais rapidamente.

As vendas do FH dispararam este ano com o crescimento do agronegócio e a necessidade dos transportadores do segmento em renovar suas frotas na busca de caminhões mais eficientes, de maior capacidade de carga e menor consumo. De janeiro a outubro foram vendidas quase 7 mil unidades, número 98% superior ao verificado nos mesmos meses de 2017. “Estamos crescendo perto de 1,5 ponto acima da média do segmento de pesados e lideramos as vendas de (cavalos-mecânicos) 6x4 com 40% de participação”, afirma Bernardo Fedalto, diretor comercial do Grupo Volvo América Latina. O volume do mercado doméstico equivale a cerca de 75% da produção da linha FH em Curitiba, os 25% restantes são exportados para países latino-americanos.

“Não é possível ser competitivo sem trabalhar com as tecnologias de ponta. O FH traz isso ao Brasil desde o seu lançamento aqui, [o modelo] é testemunha da evolução tecnológica do caminhão”, afirma Fedalto.



Em 25 anos, a Volvo vendeu 1 milhão de modelos FH no mundo e 130 mil na América Latina, cerca de 100 mil deles no Brasil. Para comemorar a longevidade bem-sucedida de seu campeão de vendas, a Volvo do Brasil decidiu replicar aqui a série especial comemorativa FH 25 Years, lançada este ano também na Europa. Com cabine vermelha perolizada – para lembrar os primeiros FH vendidos no mercado brasileiro –, o modelo vem pacote completo de equipamentos, como controle eletrônico de estabilidade, sensor de mudança de faixa e de ponto cego, piloto automático inteligente (ACC) com frenagem automática, freios eletrônicos a disco com ABS, sensor de chuva, além de acabamento luxuoso da cabine, incluindo tela multimídia de sete polegadas e revestimento em couro com costura colorida de bancos e volante.

Apenas 25 unidades foram colocadas à venda e todas elas já foram adquiridas por transportadores selecionados pela fabricante. “Não são os maiores clientes, mas aqueles que vêm comprando as diversas gerações do modelo desde o seu lançamento aqui”, explica Fedalto. Segundo ele, a versão “com todos esses equipamentos custaria cerca de R$ 600 mil, mas decidimos colocar à venda pelo mesmo preço de um FH normal, em torno de R$ 400 mil”. O executivo conta que houve quem quisesse comprar todos os 25, “mas vamos entregar só um por empresa escolhida”, garantiu.

PIONEIRO TECNOLÓGICO




Três gerações do FH: o modelo 1994 (à esquerda), primeiro a chegar ao Brasil, a cabine renovada em 2014 (centro) e a edição comemorativa de 25 anos lançada em 2018

O FH foi lançado pela Volvo na Europa em 1993 e no mesmo ano o primeiro lote foi importado pela subsidiária brasileira, que iniciou as entregas em 1994. O modelo trouxe muitas novidades, como a cabine avançada (cara-chata) ainda pouco vista no País até então, desenho pensado no conforto do motorista, assim como motor eletrônico e freios com sistema antitravamento ABS.

“No começo todos estranharam essas evoluções tecnológicas, diziam que um caminhão assim não daria certo no Brasil”, lembra o engenheiro de vendas Ricardo Tomasi, que trabalha na Volvo desde 1991 e testemunhou o lançamento do moderno cavalo-mecânico sueco. Mas a eficiência logo superou preconceitos e em 1998 a linha FH com motor de 380 cavalos começou a ser produzida na fábrica de Curitiba – foi o primeiro caminhão com airbag opcional para o motorista.

O FH seguiu sendo um pioneiro tecnológico, com introdução precoce no Brasil de equipamentos como computador de bordo em 1999 e o câmbio automatizado I-Shift em 2003, que hoje equipa quase 100% dos Volvo extrapesados vendidos no País. Um grande pacote de sistemas de segurança passiva e ativa chegou a partir de 2010, incluindo controle eletrônico de estabilidade (ESC), monitor de faixa de rodagem, freios eletrônicos a disco, sensor de ponto cego, bafômetro, piloto automático adaptativo (ACC) e detector de atenção do motorista.

Em 2014, mesmo diante do cenário de mercado desfavorável, a Volvo tomou a decisão de produzir no Brasil a mais nova geração do FH, lançada cerca de um ano antes na Europa, que chegou ao mercado nacional de 15% a 20% mais cara que a anterior, com novos avanços tecnológicos na suspensão e na conectividade, como o programa de navegação preditiva I-See, que interpreta a rota à frente e indica ações ao motorista e ao próprio caminhão, como acelerações e reduções de marcha. “O FH marca a decisaão da Volvo do Brasil de sempre trazer ao País o que há de mais moderno no menor espaço de tempo”, diz Fedalto.

“O FH foi a base de crescimento da Volvo no Brasil”, afirma Tomasi. De fato, hoje o modelo representa 80% das vendas da marca sueca no País e tem cerca de 65% de nacionalização. Alguns componentes importados da transmissão automatizada I-Shift são justamente o principal gargalo de produção.



Tags: Volvo FH 25 anos, caminhão, Volvo Curitiba Paraná, desempenho.

Comentários

  • MauroGessner

    Show de empresa, sou grande entusiasta da marca, estou na luta de 10 anos para entrar na Volvo. Um dia vou conseguir, e vou produzir estás espaçonaves sobre rodas.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência