Edição limitada comemorativa do Volvo FH: todas as 25 unidades vendidas
Comerciais
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23/11/2018
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15h24
Volvo FH completa 25 anos no auge do desempenho
Caminhão mais caro vendido no País tem fila de espera de até seis meses
PEDRO KUTNEY, AB | De Curitiba (PR)
A eficiência do Volvo FH parece superar qualquer susto com relação ao preço de aquisição do caminhão extrapesado mais caro vendido no Brasil, acima dos R$ 400 mil. Ao completar 25 anos de seu lançamento global e 20 anos de produção na fábrica brasileira da marca sueca, em Curitiba (PR), o FH mostra que está no auge de seu desempenho comercial por aqui: atualmente os clientes enfrentam filas de espera para comprar o modelo que podem chegar a seis meses, as encomendas de novembro só serão entregues em abril. Por isso a Volvo abriu contratações este mês para completar a operação do segundo turno na planta paranaense e assim tentar atender os pedidos mais rapidamente.
As vendas do FH dispararam este ano com o crescimento do agronegócio e a necessidade dos transportadores do segmento em renovar suas frotas na busca de caminhões mais eficientes, de maior capacidade de carga e menor consumo. De janeiro a outubro foram vendidas quase 7 mil unidades, número 98% superior ao verificado nos mesmos meses de 2017. “Estamos crescendo perto de 1,5 ponto acima da média do segmento de pesados e lideramos as vendas de (cavalos-mecânicos) 6x4 com 40% de participação”, afirma Bernardo Fedalto, diretor comercial do Grupo Volvo América Latina. O volume do mercado doméstico equivale a cerca de 75% da produção da linha FH em Curitiba, os 25% restantes são exportados para países latino-americanos.
“Não é possível ser competitivo sem trabalhar com as tecnologias de ponta. O FH traz isso ao Brasil desde o seu lançamento aqui, [o modelo] é testemunha da evolução tecnológica do caminhão”, afirma Fedalto. |
Em 25 anos, a Volvo vendeu 1 milhão de modelos FH no mundo e 130 mil na América Latina, cerca de 100 mil deles no Brasil. Para comemorar a longevidade bem-sucedida de seu campeão de vendas, a Volvo do Brasil decidiu replicar aqui a série especial comemorativa FH 25 Years, lançada este ano também na Europa. Com cabine vermelha perolizada – para lembrar os primeiros FH vendidos no mercado brasileiro –, o modelo vem pacote completo de equipamentos, como controle eletrônico de estabilidade, sensor de mudança de faixa e de ponto cego, piloto automático inteligente (ACC) com frenagem automática, freios eletrônicos a disco com ABS, sensor de chuva, além de acabamento luxuoso da cabine, incluindo tela multimídia de sete polegadas e revestimento em couro com costura colorida de bancos e volante.
Apenas 25 unidades foram colocadas à venda e todas elas já foram adquiridas por transportadores selecionados pela fabricante. “Não são os maiores clientes, mas aqueles que vêm comprando as diversas gerações do modelo desde o seu lançamento aqui”, explica Fedalto. Segundo ele, a versão “com todos esses equipamentos custaria cerca de R$ 600 mil, mas decidimos colocar à venda pelo mesmo preço de um FH normal, em torno de R$ 400 mil”. O executivo conta que houve quem quisesse comprar todos os 25, “mas vamos entregar só um por empresa escolhida”, garantiu.

Três gerações do FH: o modelo 1994 (à esquerda), primeiro a chegar ao Brasil, a cabine renovada em 2014 (centro) e a edição comemorativa de 25 anos lançada em 2018
O FH foi lançado pela Volvo na Europa em 1993 e no mesmo ano o primeiro lote foi importado pela subsidiária brasileira, que iniciou as entregas em 1994. O modelo trouxe muitas novidades, como a cabine avançada (cara-chata) ainda pouco vista no País até então, desenho pensado no conforto do motorista, assim como motor eletrônico e freios com sistema antitravamento ABS.
“No começo todos estranharam essas evoluções tecnológicas, diziam que um caminhão assim não daria certo no Brasil”, lembra o engenheiro de vendas Ricardo Tomasi, que trabalha na Volvo desde 1991 e testemunhou o lançamento do moderno cavalo-mecânico sueco. Mas a eficiência logo superou preconceitos e em 1998 a linha FH com motor de 380 cavalos começou a ser produzida na fábrica de Curitiba – foi o primeiro caminhão com airbag opcional para o motorista.
O FH seguiu sendo um pioneiro tecnológico, com introdução precoce no Brasil de equipamentos como computador de bordo em 1999 e o câmbio automatizado I-Shift em 2003, que hoje equipa quase 100% dos Volvo extrapesados vendidos no País. Um grande pacote de sistemas de segurança passiva e ativa chegou a partir de 2010, incluindo controle eletrônico de estabilidade (ESC), monitor de faixa de rodagem, freios eletrônicos a disco, sensor de ponto cego, bafômetro, piloto automático adaptativo (ACC) e detector de atenção do motorista.
Em 2014, mesmo diante do cenário de mercado desfavorável, a Volvo tomou a decisão de produzir no Brasil a mais nova geração do FH, lançada cerca de um ano antes na Europa, que chegou ao mercado nacional de 15% a 20% mais cara que a anterior, com novos avanços tecnológicos na suspensão e na conectividade, como o programa de navegação preditiva I-See, que interpreta a rota à frente e indica ações ao motorista e ao próprio caminhão, como acelerações e reduções de marcha. “O FH marca a decisaão da Volvo do Brasil de sempre trazer ao País o que há de mais moderno no menor espaço de tempo”, diz Fedalto.
“O FH foi a base de crescimento da Volvo no Brasil”, afirma Tomasi. De fato, hoje o modelo representa 80% das vendas da marca sueca no País e tem cerca de 65% de nacionalização. Alguns componentes importados da transmissão automatizada I-Shift são justamente o principal gargalo de produção.
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