Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Novo Chevrolet Cruze mantém quatro estrelas em teste de colisão do Latin NCAP
Novo Chevrolet Cruze (esq.) e Fiat 500X vão bem em testes de colisão do Latin NCAP

Segurança | 09/11/2018 | 15h14

Novo Chevrolet Cruze mantém quatro estrelas em teste de colisão do Latin NCAP

Fiat 500X também é avaliado e recebe nota máxima em segurança

REDAÇÃO AB

O novo Chevrolet Cruze recebeu quatro das cinco estrelas possíveis na classificação do teste de colisão do Latin NCAP, Programa de Avaliação de Carros Novos para a América e Caribe, onde cinco estrelas é a nota máxima em segurança. O modelo, fabricado na Argentina e vendido no Brasil e em outros mercados da região recebeu as mesmas quatro estrelas para proteção de ocupante infantil.

Além dos airbags frontais, que são obrigatórios pela legislação brasileira, o modelo traz como item de série desde a versão mais simples também o airbag lateral de cabeça. O modelo também oferece controle eletrônico de estabilidade (ESC) como item de série, que também é considerado nas avaliações do Latin NCAP, que realizou testes de impacto frontal e lateral (veja o vídeo no fim do texto).

Na análise do Latin NCAP, os airbags laterais ofereceram boa proteção nos impactos frontal e lateral para adultos, embora avalie que airbags laterais de cabeça e um teste de impacto lateral do tipo poste com resultado positivo poderiam melhorar o nível de estrelas para a proteção de adultos.

No impacto frontal, o Cruze ofereceu proteção entre limitada e boa para ocupantes infantis de acordo com os requisitos do programa. Já no impacto lateral, a avaliação foi boa. Segundo o relatório do Latin NCAP, uma melhor sinalização das ancoragens Isofix para cadeiras de crianças poderia ajudar o veículo a obter a nota máxima em proteção, identificada por cinco estrelas.

O teste do Chevrolet Cruze foi patrocinado, ou seja, quando a própria montadora oferece o carro para o crash test. Conforme as regras de patrocínio, o carro é escolhido aleatoriamente por representante do Latin NCAP e a montadora arca com os custos.

O Latin NCAP também avaliou o Fiat 500X, fabricado na Itália e vendido em alguns mercados da América Latina e pela primeira vez recebeu cinco estrelas – a nota máxima em segurança pelos requisitos do programa. O modelo ainda não é oferecido no mercado brasileiro, mas pode vir a ser importado, uma vez que está sendo exibido na 30ª edição do Salão do Automóvel de São Paulo, que acontece até o próximo dia 18: segundo a montadora, para avaliar a receptividade do público brasileiro.

A nota máxima – cinco estrelas – foi conferida tanto para proteção de adultos quanto para proteção de ocupantes infantis. Além disso, o Fiat 500X recebeu o prêmio extra do Latin NCAP Advanced Award por oferecer sistema de frenagem automática de emergência (AEB).

Equipado com seis airbags como itens de série, o Fiat 500X mostrou boa proteção para adultos nos testes de impacto frontal, de impacto lateral e de poste. O ESC se desempenhou de acordo com as exigências do Latin NCAP e o AEB, oferecido como item opcional, também atendeu aos requisitos básicos para obter o Prêmio Advanced Award. Assim como o do Chevrolet Cruze, o teste do modelo também foi patrocinado.

“É inspirador encontrar fabricantes que buscam obter as melhores qualificações para o mercado latino-americano e é alentador seu comprometimento em trazer novos modelos para níveis de classificação mais altos. No caso do 500X, a Fiat mostrou que eles podem oferecer os mesmos níveis de segurança para seus modelos na Europa e na América Latina. Esperamos que este compromisso possa inspirar a Chevrolet [GM] a seguir os mesmos passos com o modelo Cruze, uma vez que o mesmo modelo é oferecido com seis airbags na Europa e para a América Latina é apresentado com apenas quatro, como padrão”, alerta o secretário geral do Latin NCAP, Alejandro Furas.





Tags: Fiat 500X, Chevrolet, Cruze, Latin NCAP, colisão, segurança.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência