Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Legislação | 07/11/2018 | 23h11

Câmara aprova Rota 2030

Deputados votaram a Medida Provisória enviada pelo governo em julho

PEDRO KUTNEY, AB

Após quatro meses de espera, a Medida Provisória 843 que cria o programa Rota 2030 foi votada e aprovada pelo Plenário da Câmara dos Deputados no início da noite de quarta-feira, 7, em Brasília. A MP foi enviada ao Congresso para análise e aprovação em julho passado (leia mais aqui), após cerca de um ano de discussões e divergências entre representantes do setor, Ministério do Desenvolvimento (MDIC) e Fazenda, que era contra a concessão de incentivos fiscais previstos pelo programa à indústria automotiva.

A MP precisava ser aprovada e convertida em lei até 16 de novembro, ou perderia a validade. O texto-base do programa que cria incentivos e obrigações ao setor automotivo nacional recebeu cerca de 80 emendas de deputados e senadores, incluindo a prorrogação do regime de benefícios tributários para montadoras instaladas no Nordeste, a extensão dessas isenções para o Centro-Oeste e alguns outros assuntos estranhos ao tema. Essas inserções acabaram gerando muitas discussões e atrasos na tramitação da MP.

As emendas foram votadas em separado do texto-base em seção até as 21h. Nessas votações, houve a rejeição da extensão de incentivos fiscais maiores para o Centro-Oeste. A matéria segue para o Senado e esperava-se por rápida aprovação ainda na manhã da quinta-feira, 8, para que a aprovação oficial do Rota 2030 pudesse ser anunciada pelo mandatário-tampão Michel Temer na cerimônia de abertura do Salão do Automóvel de São Paulo, que ocorre de 8 a 18 de novembro no SP Expo.

Uma vez aprovada a lei, ainda restará a análise mais apurada das modificações aprovadas no Congresso, o que poderá gerar vetos na promulgação da Presidência da República. Ainda falta também aprovar o decreto que irá regulamentar todos os pontos da legislação do Rota 2030.



Tags: Rota 2030, política industrial, Câmara dos Deputados, Medida Provisória 843, indústria.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência