Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Toyota abre terceiro turno em Sorocaba e Porto Feliz
Turno extra ajudará a ampliar a oferta do Yaris para o mercado interno e também para exportação

Indústria | 05/11/2018 | 13h37

Toyota abre terceiro turno em Sorocaba e Porto Feliz

Decisão amplia capacidade de 108 mil para 160 mil veículos e cria 1,5 mil empregos

REDAÇÃO AB

A Toyota iniciou na segunda-feira, 5 de novembro, o terceiro turno em suas fábricas de Sorocaba e Porto Feliz, ambas no interior de São Paulo. A decisão amplia a capacidade de produção de 108 mil para 160 mil unidades. O turno adicional demandou R$ 600 milhões e resultou na contratação de 700 trabalhadores para Sorocaba (onde são montados os modelos Etios e Yaris), 130 para Porto Feliz, onde são fabricados motores, e cerca de 700 na cadeia de fornecedores.

A abertura do terceiro turno ajudará sobretudo a ampliar a oferta no Brasil e na América Latina do Yaris, lançado em junho. Por enquanto o modelo montado no interior de São Paulo só é vendido localmente e na Argentina. O Etios já segue também ao Paraguai, Uruguai e Peru.

A fábrica de Sorocaba foi inaugurada há seis anos, emprega atualmente 2,8 mil funcionários. De janeiro a setembro deste ano produziu 66,6 mil Etios. Destes, 28,3 mil foram exportados. O Yaris teve 22,7 mil unidades montadas, das quais 2,1 mil seguiram para a Argentina.

A fábrica de Porto Feliz é a primeira da Toyota a produzir motores em toda a América Latina e Caribe. Há pouco mais de dois anos é responsável pela fabricação dos propulsores flex e a gasolina, 1.3 e 1.5, que equipam tanto o Etios como o Yaris.



Tags: Toyota, Etios, Yaris, Sorocaba, Porto Feliz, motores.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência