Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Ford antecipa novidades para o Salão do Automóvel
Para mercados emergentes, como o Brasil: Territory foi desenvolvido na China, onde começa a ser vendido em 2019

Lançamentos | 23/10/2018 | 19h53

Ford antecipa novidades para o Salão do Automóvel

Destaque é o Territory, SUV maior que o EcoSport, para brigar com Jeep Compass

MÁRIO CURCIO, AB

A Ford antecipou seis novidades que levará ao Salão do Automóvel, que ocorre entre os dias 8 e 18 no São Paulo Expo. O maior destaque é o Territory, utilitário esportivo maior que o EcoSport. A novidade vai concorrer com o Jeep Compass, atualmente o SUV mais vendido no Brasil (44,3 mil unidades de janeiro a setembro).

O Territory foi desenvolvido na China com a parceira Jiangling Motors Corporation (JMC). O carro é voltado a mercados emergentes. Será lançado naquele país no começo do ano que vem. Os executivos da Ford não revelam a real intenção, mas não se pode descartar sua produção no Brasil ou Argentina, que têm fábricas ociosas. Num primeiro momento poderia ser importado. O modelo certamente custará mais de R$ 100 mil. Como comparação, a versão mais acessível do Compass custa R$ 111.990.

Outro destaque no estande da Ford será o EcoSport sem estepe traseiro, como aquele lançado na Europa e outros mercados. A novidade começa pela versão 1.5 Titanium, outras permanecem com o estepe. No lugar do pneu sobressalente a Ford equipou o EcoSport com pneus Run Flat, capazes de rodar sem pressão a 80 km/h por 80 quilômetros. Com o uso de um reparador instantâneo de furos essa distância passa para 280 quilômetros.

“Ele chega no começo de 2019, mas como linha 2020”, afirma o vice-presidente de vendas, marketing e serviços, Natan Vieira.



Ainda na lista dos SUVs está o Ford Edge ST, com motor 2.7 V6 biturbo, 335 cavalos e transmissão automática de oito marchas. A montadora inicia a pré-venda do modelo durante o Salão do Automóvel. O carro vem como linha 2019 e traz tecnologias semiautônomas de segurança como o alerta de colisão com assistente autônomo de frenagem.


EcoSport sem estepe traseiro é nova opção. À direita, Edge ST V6, com 335 cv

A montadora leva também ao Salão do Automóvel três conceitos, entre eles um sedã aventureiro baseado no Ka. Batizado Urban Warrior, ele tem suspensões um pouco mais altas, molduras nas caixas de roda e protetores na base dos para-choques. Os faróis usam máscara negra. A ideia não é nova, já que neste ano a Renault fez algo parecido mostrando no Salão de Moscou o Logan Stepway, mesmo nome da versão aventureira do hatch Sandero.


Ka Urban Warrior é opção aventureira do sedã. Tem suspensões mais altas

Outro conceito da Ford para o Salão do Automóvel é a Ranger Black Edition. A cor preta está na carroceria e em vários detalhes como rodas, retrovisores, maçanetas, estribos e faróis, também com máscara negra.


Ranger Black Edition traz vários detalhes pintados de preto e faróis com máscara negra

Ainda sobre a Ranger a Ford criou o conceito Storm, mais apropriado para o uso off road. Tem pneus lameiros, snorkel e capota marítima. O motor é o mesmo 3.2 turbodisel de 200 cv que equipa a versão Black Edition e parte das versões regulares. A palavra Storm está em destaque na grade dianteira.


Versão Storm tem pneus lameiros Pirelli Scorpion, snorkel e outros detalhes para enfrentar a terra

FORA DA FIESTA


Com baixo volume de vendas, o Fiesta não teve nenhuma versão especial ou novidade anunciada para o Salão, nem mesmo a possibilidade de utilização do motor 1.5 de três cilindros.

De acordo com Natan Vieira não há planos para utilização desse motor no carro, que também perdeu a opção automática. O Fiesta é montado em São Bernardo do Campo (SP) na versão hatch e teve de janeiro a setembro deste ano 12,3 mil unidades vendidas, seis vezes menos do que o Ka neste mesmo período.

Sua produção é alternada com a de caminhões no ABC. A cada 20 dias úteis, apenas cinco são dedicados à produção do automóvel.

Assista ao vídeo com três dos destaques para o Salão 2018:




Tags: Ford, Territory, Jeep, Compass, EcoSport, Ka, Fiesta, Titanium, Ka, Urban Warrior, Ranger, Black Edition, Storm.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência