Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Mercedes implanta novo conceito de venda de peças
Mercado de Peças se inspirou em lojas semelhantes do Grupo Daimler na Europa e EUA (fotos: Mário Curcio)

Aftermarket | 16/10/2018 | 19h41

Mercedes implanta novo conceito de venda de peças

Mercadinho no lugar do balcão estimula cliente a comprar mais na concessionária

MÁRIO CURCIO, AB | De Sorocaba (SP)

É domingo de manhã e você dá um pulo até o mercado porque falta sal grosso para o churrasco. Antes de alcançá-lo no fim da gôndola, acaba apanhando também palitos, guardanapo e uma garrafa de refrigerante. Foi pensando nessa oportunidade de vender mais do que aquele único item que o caminhoneiro procura quando encosta no balcão que a Mercedes-Benz e a concessionária De Nigris montaram na revenda de Sorocaba o Mercado de Peças.

A loja ocupou um espaço antes mal-aproveitado e trouxe um bom resultado desde agosto, quando foi aberta. “Já aumentamos nossas vendas em 10%”, afirma o diretor das concessionárias De Nigris de Sorocaba, Itu e Itapeva, Afábio de Freitas, sem revelar o investimento.

Com jeitão de mercadinho e cerca de 300 metros quadrados, a estrutura tem prateleiras, cestos com itens em oferta, peças originais Mercedes, Alliance (multimarcas) e Renov (remanufaturadas).

“Precisávamos quebrar o mito de que os preços cobrados na concessionária são altos”, recorda Freitas.



A estrutura de atendimento do antigo balcão ainda está lá, mas o mercado colocou o cliente em contato direto com cerca de 200 peças, acessórios e seus valores. Freitas recorda que uma concessionária tem em média 10 mil itens, mas 800 destes respondem por 80% das vendas. Se parte disso estiver ao alcance dos olhos e das mãos, melhor.

A montadora bancou o projeto arquitetônico e ajudou a De Nigris com os fornecedores de equipamentos e comunicação visual. “Trouxemos nossa experiência com lojas desse tipo na Europa e nos Estados Unidos. Até o fim do ano que vem deve haver pelo menos mais cinco unidades como esta, uma em cada Região”, diz a gerente de vendas e marketing de peças e serviços, Jaqueline Marzola.


Mercado tem cerca de 200 itens à mão. Facilita o acesso a peças de alto giro e acessórios
O mercadinho montado na De Nigris tem um caixa semelhante aos tradicionais, mas mantém o atendimento especializado para consulta de serviços, peças grandes ou de menor giro. A montadora também fornecerá projetos arquitetônicos menores que este para concessionárias com espaço restrito, mas sempre respeitando a identidade visual que se vê na unidade de Sorocaba.

Em algumas revendas haverá apenas uma parede e prateleiras. Também se estuda a possibilidade de mercados maiores e até do lado externo da concessionária a fim de chamar a atenção de mais motoristas.

Jaqueline recorda que é essencial que seja algo atrativo e os resultados dos próximos seis meses trarão respostas sobre o que não pode faltar na prateleira. “Hoje, as peças Renov têm participação de 8%. É possível que essa fatia seja ampliada. Mas o importante mesmo é manter o cliente dentro da rede”, conclui Jaqueline.

Assista ao vídeo com o Mercado de Peças Mercedes-Benz:




Tags: Mercedes, Mercedes-Benz, De Nigris, Jaqueline Marzola, Afábio de Freitas.

Comentários

  • JoaoEduardo C. Magossi

    Visualmentefica muito apresentável, o cliente sente a sensação de estar em um supermercado, sente-se mais a vontade. Parabéns pela iniciativa.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência