Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Volkswagen e Siemens vão testar sistema de segurança viária
Comunicação entre carros e sensores instalados na via ajudará a reduzir acidentes com ciclistas e pedestres

Tecnologia | 08/10/2018 | 12h34

Volkswagen e Siemens vão testar sistema de segurança viária

Sensores instalados na cidade de Wolfsburg ajudarão a evitar acidentes

REDAÇÃO AB

A Volkswagen, a Siemens e a cidade de Wolfsburg vão testar um sistema de segurança viária do tipo “Car2X”, em que os veículos são capazes de receber informações do ambiente ou sistema viário a partir de infraestrutura digital. As informações serão transmitidas pela tecnologia WLANp, padrão de comunicação em rede que a VW começa a utilizar a partir do ano que vem (leia aqui).

Em uma via importante de Wolfsburg, dez sistemas de sinalização de tráfego transmitirão em rede as fases do semáforo e outras informações. Dois cruzamentos em Wolfsburg estão sendo equipados com sensores capazes de detectar a presença de pessoas e bicicletas.

“Os sensores por radar adotados aumentam significativamente a precisão na detecção de pedestres e ciclistas e serão essenciais nos pontos negros, com maior incidência de acidentes”, afirma o diretor da Siemens Mobility na Alemanha, Manfred Fuhg.



Os futuros veículos “Car2X” também poderão informar o motorista, por exemplo, quando houver uma sucessão de semáforos no verde, evitando acelerações e frenagens desnecessárias. Em um futuro próximo.



Tags: VW, Volkswagen, Siemens, Car2X, WLANp, ciclistas, Manfred Fuhg.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência