Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Vendas de veículos usados caem 0,7% no ano

Mercado | 05/10/2018 | 16h40

Vendas de veículos usados caem 0,7% no ano

Dados da Fenabrave apontam alta no segmento pesado, mas insuficiente para conter a queda dos leves

REDAÇÃO AB

As vendas de veículos usados no acumulado de janeiro a setembro caíram 0,7% quando comparadas com o resultado de mesmo período de 2017. Segundo a Fenabrave, entidade que representa as concessionárias, pouco mais de 8,17 milhões de veículos, entre automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, trocaram de dono no período: há um ano, esse volume era de 8,23 milhões.



- Faça aqui o downloaddos dados da Fenabrave
- Veja outras estatísticas em AB Inteligência



Em setembro, o setor registrou a venda de 864,1 mil unidades, o que representou queda de 19,6% sobre agosto, quando as transferências somaram mais de 1,07 milhão de unidades, sempre considerando a soma de leves e pesados. Segundo o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, o menor número de dias úteis também atrapalhou o mercado de usados, assim como foi no de novos durante o mês.

“Foram quatro dias a menos de vendas em setembro, o que prejudicou, também, este mercado”, comentou Assumpção Júnior.

Entre os segmentos, o de automóveis sofreu queda dos volumes em todos os comparativos. No acumulado de nove meses contra o mesmo de 2017, as 6,79 milhões de unidades foram 0,9% menores. Em setembro, com 714 mil, a queda foi de 19,7% contra agosto e de 7,5% sobre igual mês do ano passado.

Os comerciais leves usados beiraram a estabilidade ao verificar leve alta de 0,1% no ano, para 1,07 milhão em nove meses. O segmento também registrou queda de 19% contra agosto e sobre setembro de 2017 houve recuo de 2,5%, ao registrar a transferência de 116,4 mil unidades no mês passado.

Com isso, o segmento leve (automóveis + comerciais leves) sofreu queda de 0,8% no ano.

Nos pesados, os caminhões elevaram as vendas dos usados em 3,5% no comparativo acumulado anual, ao transferir um total de 265,4 mil unidades. Também houve aumento de 5,7% das vendas de setembro sobre igual mês do ano passado, ao fechar em pouco mais de 30,2 mil, embora este volume represente queda de 18,9% na comparação com agosto, aqui mais um reflexo do menor número de dias úteis.

Os ônibus fecharam o período de janeiro a setembro com quase 35 mil unidades vendidas, queda de 5,8% sobre o ano passado. No comparativo mensal, o volume de 3,4 mil unidades transferido em setembro representou queda de 24% e de 9,3% sobre agosto de 2018 e sobre setembro e 2017, respectivamente.

Este desempenho conferiu ao segmento pesado (caminhões + ônibus) um desempenho melhor que o de leves, com aumento de 2,3% das vendas no ano.



Tags: Vendas, usados, Fenabrave.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência