Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
FCA nomeia Richard Schwarzwald novo diretor global de qualidade; Ketter deixa a companhia
O brasileiro Richard Schwarzwald passa a comandar a área global de qualidade do Grupo FCA

Carreira | 01/10/2018 | 18h44

FCA nomeia Richard Schwarzwald novo diretor global de qualidade; Ketter deixa a companhia

CEO Mike Manley anuncia várias mudanças no time de liderança

REDAÇÃO AB

Importantes mudanças foram anunciadas em 1º de outubro pelo CEO do grupo FCA Fiat Chrysler, Mike Manley, nesta que é a primeira grande modificação do time de liderança global desde que ele assumiu o cargo, há pouco mais de dois meses, no lugar de Sergio Marchionne, quando ficou evidente que o então CEO não voltaria mais às suas funções.

A primeira delas é a nomeação do brasileiro Richard Schwarzwald como novo diretor global de qualidade da companhia. Em sua nova função, Richard passa a integrar o conselho executivo do grupo (Group Executive Council - GEC), a máxima instância executiva do grupo.

“Gostaria de felicitar Richard e a sua equipe na América Latina pelas melhorias significativas alcançadas na qualidade”, destacou Manley em comunicado divulgado nesta data.

Richard, que desde maio de 2016, liderava a diretoria de qualidade para a América Latina, está sucedendo Scott Garberding, agora nomeado para o cargo de vice-presidente global de manufatura do grupo. As divisões Comau e Teksid se reportarão diretamente a Scott.

Por sua vez, Scott está sucedendo um nome bastante conhecido no Brasil: Stefan Ketter, ex-presidente da FCA para a América Latina, que deixou o cargo em março para voltar à sua função original de líder de manufatura. Agora, Ketter está deixando a Fiat Chrysler.

“Stefan Ketter nos informou no início deste ano sobre os seus planos de exoneração de seu cargo na FCA. Em nome de todos os colegas com os quais ele trabalhou em proximidade, quero expressar meus profundos agradecimentos a Stefan pela sua valiosa contribuição ao longo dos anos”, disse em nota o CEO da FCA.



No comunicado, Manley também se dirigiu a todos os executivos que estão assumindo novos cargos anunciados por ele.

“Nos últimos 60 dias, viajei entre as regiões da Apac (Ásia-Pacífico e China), Emea (Europa, África e Oriente Médio) e Nafta (América do Norte) e pretendo ir até aos países da Latam (América Latina) nas próximas semanas. Um elemento fundamental no plano de negócios de cinco anos definido em 1º de junho é garantir que a equipe de liderança esteja alinhada com nossos objetivos daqui para frente. Temos uma equipe notável aqui na FCA, com muita experiência e um registro de sucesso excepcional. Hoje, conforme começamos a implementar o novo plano, tenho o prazer de anunciar a evolução nas funções de liderança.”

O CEO da FCA citou ainda que apesar de contar com uma equipe qualificada, há muitos desafios a superar durante a vigência do novo plano estratégico global da FCA.

“Os próximos cinco anos continuarão a ser extremamente desafiadores para o nosso setor, com regulamentos mais rígidos, concorrência intensa e, provavelmente, uma desaceleração do crescimento do setor no mundo. Independentemente disso, com foco na execução e flexibilidade contínua que permitirá que nos ajustemos à mudança das circunstâncias, que é uma de nossas características mais exclusivas e um dos nossos pontos fortes, temos uma visão clara para atingirmos as nossas ambições.”

MAIS MUDANÇAS


Além de Richard e Scott, Manley confirmou outras mudanças: Pietro é o novo diretor COO (Chief Operating Officer) para a região Emea, que compreende os países de Europa, África e Oriente Médio, além de também assumir a função de responsável global pela Mopar. Já Steve Beahm assumirá as responsabilidades pela Mopar na região da América do Norte, continuando sua função atual de responsável das marcas Chrysler, Dodge e Fiat nos mercados norte-americanos.

Ermanno Ferrari foi apontado como novo CEO da Magneti Marelli e com isso também passa a fazer parte do conselho executivo do grupo (GEC). Por sua vez, Harald Wester foi nomeado COO da Maserati, além de manter as funções de CTO (Chief Technology Officer).

Tim Kuniskis, que continuará no comando global da Alfa Romeo, também será o novo responsável da Jeep na América do Norte.

Por fim, Reid Bigland foi nomeado responsável pela Ram: ele já tinha liderada a marca em 2013 e 2014, quando registrou um crescimento das vendas. O executivo manterá sua função de líder nas operações do Canadá e o de vendas nos Estados Unidos.



Tags: FCA, Grupo FCA, Fiat Chrysler, diretor global, qualidade, Stefan Ketter, Richard Schwarzwald, Mike Manley.

Comentários

  • AdemirAlavarse Bilha

    Tiveoportunidade de trabalhar com o Richard no período principalmente de desenvolvimento das últimas gerações do Gol e Saveiro na VW. O Richard sempre demonstrou competência e foco na solução das questões de desenvolvimento e melhoria da qualidade. Parabéns Richard e muito sucesso.

  • MarcoTeixeira

    Parabénsao Richard, Profissional focado, analítico e experiente nos processos de Qualidade !! Excelente decisão do grupo FCA ! Sucesso Marco

  • MarcosPrado

    Tiveo prazer de conhece-lo no periodo que fui colaborador na Volkswagen unidade de Taubaté, ótima pessoa, e um grande proficional...

  • MarcosInácio de siuza

    Naépoca que trabalhei na VWB ele foi meu Diretor de Qualidade, excelente pessoa, parabéns e sucesso!!!!

  • JoséMartins Meira

    OláRichard. Talvez você não se lembra, mais eu trabalhei com você na Ala 5A na Volkswagen. Parabéns pela nomeação e sucesso na nova função. Felicidade

  • VagnerReis

    Parabénsprofessor Schwartzwald! Notavelmente uma excelente escolha! Desejo ao senhor muito sucesso em sua nova jornada. Vagner Reis!

  • EdsonFriolani

    ParabénsRichard, um super profissional sempre focado nos objetivos da cia. Merece sem sombra de dúvidas estar nesta posição! Sucesso sempre!

  • AlcidePostuma

    Querotambém parabenizar o S.Ketter.por suas atuaçôes por onde passou, o conheci na VWB onde apresentou seu estilo de gestão moderno e eficiente como Diretor de Qualidade e no Grupo FIAT/FCA ele pode deixar muito claro, sua indubitável capacidade de Gestão. Sucesso meu caro ! Abraço !

  • RenatoAkaoui

    Richard,Proud of that ! I wish You all the Best !!

  • DavidCeloto Neto

    ParabénsRichard por mais esta conquista, de fato pessoas integras e dedicadas merecem o reconhecimento profissional que você está alcançando. Sucesso nesta nova posição. !!

  • DjalmaAffonso

    Tivea oportunidade de trabalhar com o Richard,a quem parabenizo,e desejo muito mais sucesso em sua bela carreira.Forte abraço.E também ao Ketter com quem também trabalhei,quero parabeniza lo pela sua trajetória profissional que foi e é brilhante.Muito sucesso e forte abraço.

  • AparecidoDe. Sornoqui

    Trabalheicom o Sr Richard quando era supervisor do grupo readiness na Volkswagen do Brasil , realmente um profissional diferenciado. Parabéns por mais esta conquista.

  • IrineuMateus

    OSr. Richard sempre teve muito foco nas soluções. Parabéns!

  • ivonj. baldrighi

    Conhecimentotécnico profundo aliado a excelente gestão. Vai acabar presidente da FCA. Merece é dono de uma índole inabalavel. Trabalhamos juntos no NF

  • Walterfrancisco

    ParabénsRichard,experiente e profissional focacado nós processos de Qualidade!!Excelente nomeação do grupo FCA !Pra mim não foi surpresa tive o prazer de conhecê-lo no período que fui colaborador na Fiat na unidade de betim no setor Assistência técnica na Oficina Assistencial sou Especialista na área de Carroceria no setor são preparados os Veículos de Jornalistas entre outros é uma área que é muito visitado por ele foi ai que percebi que se tratava de um grande profissional quando ele foi verificar os Veículos de Jornalistas que precisava do seu aval final ,na sua verificação nada passou despercebido tanto no acabamento interno canto no acabamento externo foi ai que eu Vir e Presenciei que se tratava de um Professor na área de Qualidade eu desejo tudo de bom na sua nova Gestão um abraço de Walter Francisco.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência