Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
VWCO e Ambev vão criar modelo de negócio com base na mobilidade elétrica
A partir da esquerda: Roberto Cortes (CEO da VWCO), Guilherme Gaia (diretor de sustentabilidade Ambev) e Andreas Renschler (CEO do Grupo Traton)

Negócios | 21/09/2018 | 17h01

VWCO e Ambev vão criar modelo de negócio com base na mobilidade elétrica

Novo acordo visa o uso de propulsão elétrica no mercado logístico global

REDAÇÃO AB

A VWCO – Volkswagen Caminhões e Ônibus – e a Cervejaria Ambev assinaram um acordo de cooperação para o desenvolvimento de um novo modelo de negócio baseado na mobilidade elétrica, no qual as empresas planejam viabilizar o uso da propulsão elétrica, gerando uma rede de sustentabilidade para o mercado logístico global. O anúncio foi feito pela diretoria da VW Caminhões e Ônibus e por Guilherme Gaia, diretor de sustentabilidade e suprimentos da Cervejaria Ambev, na presença de Andreas Renschler, CEO do Grupo Traton, na quinta-feira, 20, durante o IAA, maior feira de veículos comerciais do mundo, em Hannover, na Alemanha.

O negócio é revelado um mês após a Ambev anunciar que terá mais de 1/3 de sua frota composta por caminhões Volkswagen elétricos até 2023, que envolve a compra de 1,6 mil veículos movidos a energia limpa, começando pelo VW e-Delivery.

““Firmar este compromisso em uma feira internacional e que traz a mobilidade sustentável como grande tema desta edição é inserir definitivamente a tecnologia da VW Caminhões e Ônibus na rota de desenvolvimento mundial e, mais do que isso, de viabilidade da aplicação elétrica”, afirma o presidente e CEO da VWCO, Roberto Cortes.



O diretor de sustentabilidade e suprimentos da Ambev, Guilherme Gaia, comemora a parceria: “O sonho de criarmos as bases para a mobilidade elétrica, em prol da sustentabilidade, é cada dia mais real e com este compromisso reafirmamos nossa parceria para prover novas tecnologias e processos desenvolvidos no Brasil e que podem ser benchmarking para o mercado global. Sustentabilidade não faz parte do nosso negócio, ela é o nosso negócio”, comenta.

A chegada do primeiro caminhão elétrico na frota da Ambev, um VW e-Delivery, marcará o início dessa parceria. O modelo, que é o primeiro caminhão leve 100% elétrico da América Latina com zero emissão de CO2, NOX e micro particulados, chegará às ruas do Brasil até o fim deste mês, inaugurando a primeira fase de testes para determinar a tecnologia mais adequada para atender as operações da Cervejaria Ambev. O modelo será recarregado com 100% de energia elétrica proveniente de fontes limpas, como eólica e solar.

Segundo a Ambev, os 1,6 mil caminhões elétricos e movidos a energia limpa devem compor sua frota até 2023 para a distribuição de bebidas das marcas Skol, Brahma, Antarctica e água AMA. Com isso, deixará de emitir mais de 30,4 mil toneladas de carbono por ano em sua cadeia logística.

Nos últimos cinco anos, a cervejaria, dona de marcas como Skol, Brahma, Antarctica e água AMA, destinou mais de R$ 1 bilhão para projetos voltados à sustentabilidade em sua operação.

Além da parceria logística, a Ambev também será a primeira a utilizar a nova plataforma de conectividade RIO, do grupo Traton, na América Latina, e que estreia primeiro no Brasil em 2019.



*Esta cobertura é oferecida pela Delphi Technologies





Tags: VWCO, Volkswagen Caminhões e Ônibus, Ambev, mobilidade elétrica, logística.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência