Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Ford Ka melhora desempenho em teste de colisão do Latin NCAP
Ford Ka melhora desempenho em novo teste de colisão lateral de Latin NCAP

Segurança | 20/09/2018 | 18h32

Ford Ka melhora desempenho em teste de colisão do Latin NCAP

Modelo recebe três estrelas para proteção de adultos e quatro para crianças

REDAÇÃO AB

Em nova bateria de testes de colisão realizada pelo Latin NCAP o Ford Ka se saiu bem melhor do que da última vez: a nova versão lançada este ano alcançou três de cinco possíveis estrelas na classificação de segurança para ocupantes adultos, enquanto pontuou com quatro estrelas no quesito ocupantes infantis, de acordo com os resultados divulgados na quinta-feira, 20, pela entidade, nesta que é a quinta série de resultados apresentados pela entidade neste ano. Além do Ka, foi divulgado o desempenho do Hyundai Accent, avaliado com zero estrelas (veja vídeos dos testes no fim do texto).

Em 2017, o Ka foi avaliado pelo Latin NCAP com zero estrela, o que significa nenhuma proteção aos ocupantes, desempenho creditado pelo baixo rendimento em impacto lateral. Desta vez, a versão 2019 do modelo, que começou a ser fabricada em junho deste ano, ganhou reforços adicionais na carroceria, com a ampliação da espessura das chapas em até 1,2 mm, além da aplicação de aços especiais de alta resistência em áreas críticas, como pilares, portas e teto, o que aumentou a rigidez e, por consequência, o desempenho em colisões.

No entanto, o Latin NCAP avalia que o veículo apresentou fraca proteção para a área do peito dos ocupantes adultos no impacto lateral, resultando em apenas três estrelas. Já a proteção para crianças mostrou um resultado de quatro estrelas, considerada boa. No teste, foram utilizados dois dummies, uma que representas crianças de 3 anos e outra de 18 meses. Ambos foram instalados utilizando ancoragens Isofix e Top Tether no caso do dummy de três anos, e com suporte para as pernas no caso do dummy de 18 meses.

O Ka utilizado para o teste foi o de entrada SE, com dois airbags, freios ABS e ganchos Isofix para cadeiras infantis. O modelo, bem como outras versões da linha, ainda oferece um cinto dois pontos no banco traseiro central em algumas versões.

A versão avaliada pelo Latin NCAP é a de entrada O teste do Ford Ka foi patrocinado, ou seja, quando a própria montadora oferece o carro para o crash test. Conforme as regras de patrocínio, o carro é escolhido aleatoriamente por representante do Latin NCAP e a montadora arca com os custos.

“É alentador encontrar mais modelos compactos com melhoras como o Ka, contudo, seu rendimento de segurança básico ainda está abaixo da versão europeia. Também é alarmante comprovar como fabricantes globais, como a Hyundai, continuam a vender carros zero estrela na América Latina, enquanto oferecem veículos cinco estrelas em modelos similares na Europa”, declarou o secretário geral do Latin NCAP, Alejandro Furas.

“A Ford sempre atendeu ou superou todos os requisitos legais de segurança com seus veículos em sintonia com as necessidades dos consumidores”, disse em nota o diretor de desenvolvimento do produto da Ford América do Sul, Alex Machado. “Os novos requisitos do Latin NCAP contribuem para o processo de evolução contínua e aprimoramento da cultura de segurança de todo o mercado”, completou.



Tags: Ford, Ka, segurança, Latin NCAP.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência