Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Grupo Traton expandirá operações na Ásia com Hino e Sinotruk
Andreas Renschler, CEO da Traton (esquerda) celebra acordo com Sinotruk, da China

Negócios | 18/09/2018 | 19h40

Grupo Traton expandirá operações na Ásia com Hino e Sinotruk

Com Sinotruk planeja produzir caminhão MAN na China e com a Hino detalha planos para mobilidade elétrica

REDAÇÃO AB

O Grupo Traton, que reúne as marcas de veículos comercias Volkswagen, MAN e Scania, anuncia a expansão de sua atuação na Ásia a partir da ampliação de suas parcerias com a Sinotruk, fabricante de caminhões na China, e com a Hino, subsidiária de veículos comerciais do Grupo Toyota.

Com a Hino, a Traton havia anunciado uma parceria na ocasião em que confirmou sua separação do Grupo Volkswagen. Com isso, elas estabeleceram comitês de trabalho para explorar as oportunidades de cooperação em tecnologias novas e existentes, bem como em aquisições. Após esse trabalho, as empresas divulgam detalhes do que será sua parceria estratégica, que prevê a união de esforços para o desenvolvimento na área de mobilidade elétrica, além de criar uma joint venture para a área de compras, ambas iniciativas como resultado dos comitês.

A parceria prevê abordagens complementares: enquanto a Traton está focada em aplicações pesadas, a Hino se concentra em caminhões leves e médios.

Já a joint venture de compras futuras com direitos equilibrados (50/50) é planejada como uma empresa menor, mas importante a fim de promover as sinergias entre as companhias na aquisição global de peças existentes, bem como peças para novas tecnologias. Segundo a Traton, novos detalhes da nova iniciativa serão apresentados nos próximos meses, com o objetivo de estabelecer a nova joint venture no segundo semestre de 2019.

“A parceria entre a Traton e a Hino será uma fonte de força para nós dois. Nosso setor está mudando. Juntos, seremos capazes de moldar a transformação contínua do transporte. Nossa parceria está tomando forma concreta e estamos continuamente identificando novas oportunidades. A cooperação em e-mobilidade e o estabelecimento de uma joint venture de aquisições é apenas o começo”, declarou o CEO do Grupo Traton, Andreas Renschler, que também é membro do conselho de administração da Volkswagen responsável pela área de veículos comerciais.

A Hino tem uma história de mais de 25 anos em veículos eletrificados e a maior frota de veículos comerciais híbridos em funcionamento no mundo.

“Temos forte presença na Ásia com 200 mil caminhões vendidos por ano. Nossas empresas têm muito em comum para nos ajudar a crescer com as tendências de transformação do transporte como eletrificação e digitalização. Teremos benefícios mútuos com compras conjuntas”, disse o CEO da Hino, Yoshi Shimo.


Renschler também aposta na japonesa Hino para avançar no desenvolvimento de veículos comerciais para o futuro

Com a Sinotruk, a MAN possui uma parceria desde 2009. As empresas concordaram em ampliar seu acordo com a criação de uma joint venture para produzir na China um caminhão pesado da MAN, além de avaliar a ampliação de sua cooperação em tecnologias nas áreas de powertrain, eletrificação, condução autônoma e ônibus, além de cooperação em compras. Desde o início da parceria, a MAN detém uma participação de 25% mais uma ação na Sinotruk.

“A Sinotruk está entre os mais fortes participantes do mercado chinês de serviços pesados. Os desafios que o setor de transportes enfrenta exigem forças conjuntas e alianças estreitas. O aumento dos volumes de transporte, regulamentação e digitalização exigem mudança e flexibilidade e parcerias são a resposta certa para transformar esses desafios em oportunidades”, disse Renschler.

“Temos o maior mercado do mundo na China e com a Traton poderemos evoluir tecnologicamente”, reforçou o CEO da Sinotruk, Cai Song.



Tags: Grupo Traton, Volkswagen, MAN, caminhões, Sinotrul, Hino.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência