Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Bosch e Wabco eletrificam carretas

Comerciais | 18/09/2018 | 11h24

Bosch e Wabco eletrificam carretas

As duas empresas apresentam no Salão de Hannover protótipos de semirreboques com eixos elétricos

PEDRO KUTNEY, AB | De Hannover (Alemanha)

A eletrificação do powertrain dos caminhões já está migrando para as carretas. Na edição deste ano do salão de veículos comerciais de Hannover (o IAA Nutzfahrzeuge 2018, de 20 a 27 de setembro), na Alemanha, dois dos maiores fornecedores do setor, Bosch e Wabco, apresentam protótipos de semirreboques eletrificados, equipados com eixo elétrico que funciona como motor e gerador.

Dois motores elétricos acoplados diretamente nas rodas servem para ajudar a impulsionar o implemento e aliviar o esforço do cavalo mecânico em certas situações (subindo ladeiras, por exemplo), o que economiza combustível. Nas frenagens e desacelerações, esses motores passam a trabalhar como geradores, recuperando a energia cinética que é armazenada em baterias para alimentar os sistemas elétricos da própria carreta, com aplicação ideal em baús frigorificados.

A Wabco estima que a combinação de seu eTrailer com um cavalo mecânico pode garantir economia de combustível de até 20% para operações de curta distância – quando os freios são mais acionados e assim recuperam mais energia – ou de até 10% em rotas mais longas de estrada. Por isso o maior uso da solução deve ser em aplicações de entrega urbana de alimentos frigorificados.



A Bosch apresenta em seu estande da Hannover Messe um eixo eletrificado para carretas que funciona da mesma forma, baseado na experiência da empresa que já aplica essa tecnologia em veículos leves elétricos. A sistemista calcula que, a recuperação de energia para alimentar uma carreta frigorificada em vez de deixar o eixo rodar livre, pode render economia de € 10 mil por ano, o equivalente a deixar de consumir algo como 9 mil litros/ano de diesel que seriam gastos só para manter funcionando o implemento frigorífico. Já o impulso adicional dos motores elétricos em duas das rodas do semirreboque pode garantir economia extra do cavalo mecânico a diesel de até 4%, segundo estima a Bosch, com consequente redução de emissões de poluentes e CO2.

Uma vantagem adicional dessa solução, que poderá ser aplicada no futuro, é a possibilidade de dar às carretas o poder de fazer manobras rodando em modo elétrico dentro do espaço de armazéns, sem necessidade de acoplamento com o caminhão – o que também reduz consumo e emissões.



Ambas as empresas vão oferecer eixos elétricos tanto para carretas novas como usadas, que poderão instalar o equipamento como um retrofit. A Bosch projeta que o potencial desse mercado é bastante grande: apenas na Europa, a empresa afirma que são vendidos 250 mil semirreboques por ano para formar conjuntos com caminhões acima de 10 toneladas de peso bruto total, e um quinto desses implementos são frigorificados.

Como os motores elétricos do eixo de carretas só são usados para impulso de partida e ficam inativos a maior parte do tempo, a Bosch afirma que seu custo de produção é menor em comparação à eletrificação de rodas de veículos leves de passageiros. A empresa calcula que uma transportadora pode obter o retorno do investimento na carreta eletrifica em nó máximo dois anos, levando em conta a economia de combustível.

A Bosch avalia que a melhor forma de aplicar o eixo eletrificado é com motorização dupla, nas duas rodas, pois essa configuração gera mais energia recuperada das frenagens e facilita manobras internas em armazéns ao reduzir o raio de giro. Contudo, caso o cliente queira economizar, o sistema também pode ser aplicado com um só motor elétrico.



*Esta cobertura é oferecida pela Delphi Technologies
O jornalista viajou a convite do pool de imprensa da Anfavea patrocinado por Mercedes-Benz, Scania, Volkswagen Caminhões e Ônibus, Volvo e ZF





Tags: Salão de Hannover 2018, veículos comerciais, IAA Nutzfahrzeuge 2018, carretas eletrificadas, semirreboque elétrico, Wabco, Bosch.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência