Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Scania vende primeiro ônibus no Brasil com sistema ADAS

Negócios | 11/09/2018 | 20h34

Scania vende primeiro ônibus no Brasil com sistema ADAS

Nena Viagens adquire modelo K 400 6x2 com tecnologia de auxílio ao motorista que evita acidentes

REDAÇÃO AB

A Scania vendeu no Brasil seu primeiro ônibus equipado com o ADAS (Advanced Driver Assistance Systems), um sistema de auxílio ao motorista que pode evitar acidentes. O modelo K 400 6x2 entregue para a empresa Nena Viagens, de Franca (SP), fará fretamento de turismo pelo estado de São Paulo e, oportunamente, pelo território nacional.

O sistema ADAS utiliza câmera instalado no para-brisa e um radar no para-choque do veículo. Ele é dividido em três dispositivos: AEB - frenagem de emergência avançada - que funciona por meio do radar e da câmera, que medem a distância e a velocidade relativa de qualquer veículo na pista, para intervir e evitar acidentes. Para isso, utiliza os freios de serviço auxiliares e também as trocas de marchas por meio da caixa automatizada Scania Opticruise, o que diminui o risco de colisões frontais.

O segundo componente é o LDW - aviso de saída de faixa - que monitora as faixas de rolagem da pista e avisa o motorista quando o ônibus sai de forma involuntária e invade o espaço ao lado. O terceiro e último item que compõe o ADAS é o ACC - controle de cruzeiro adaptativo, que auxilia o condutor a manter um intervalo de distância constante em relação ao veículo à frente por meio do radar localizado no para-choque dianteiro.

“Lançamos de forma pioneira o ADAS em 2016 no mercado brasileiro. A Nena Viagens está de parabéns por pensar ainda mais no seu passageiro. Temos certeza que os resultados positivos desta primeira unidade surpreenderão a empresa e se multiplicarão para o restante da frota”, afirma o gerente de vendas de ônibus da Scania no Brasil, Alan Frizeiro.

A empresa possui uma frota com nove ônibus, todos Scania. A venda foi feita por meio da concessionária Escandinavia, de Ribeirão Preto (SP).

“Essa venda mostra que proporcionamos ao nosso cliente as mais modernas tecnologias embarcadas de segurança. Para ele representa mais valor para o seu negócio. A Nena Viagens é um dos grandes influenciadores do segmento de ônibus rodoviário da região e temos um relacionamento que ao longo do tempo vem se fortalecendo”, comentou o ”, o diretor de veículos novos da Casa Scania Escandinavia, Fernando Cantador.

“Para a Nena agrega maior credibilidade dos usuários e eles passam a ver nossa operação com ainda mais confiança. Além de ser um diferencial para o fretamento do veículo, aumentando o valor contratado”, diz o sócio-proprietário da Nena Viagens, Fabiano Herker de Sousa.



Tags: Scania, caminhão, ADAS, segurança.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência