Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Produção de motos passa de 105 mil unidades em agosto

Indústria | 11/09/2018 | 19h27

Produção de motos passa de 105 mil unidades em agosto

Resultado foi o melhor desde outubro de 2015; no acumulado do ano a alta é de 21%

MÁRIO CURCIO, AB

A produção de motos em agosto somou 105,3 mil unidades, melhor número desde outubro de 2015. No acumulado do ano foram fabricadas 696,3 mil unidades, 21% a mais que nos mesmos oito meses do ano passado. Os números foram divulgados pela Abraciclo, entidade que reúne os fabricantes de motos e bicicletas instalados em Manaus.



- Faça aqui o download dos dados da Abraciclo
- Veja outras estatísticas em AB Inteligência



A alta em agosto não reflete apenas um mês com mais dias úteis (23), mas também o aumento de pedidos das concessionárias, já que as vendas no atacado (das fábricas para a rede) somaram no oitavo mês do ano 95 mil unidades, melhor número desde setembro de 2015. No acumulado do ano foram 635,1 mil motos repassadas à rede, 17,6% a mais na comparação interanual.

Segundo a Abraciclo, a maior oferta de crédito e o bom desempenho dos consórcios (que respondem por um terço das vendas) explicam a recuperação do setor. Marcos Fermanian, presidente da associação, recorda a dificuldade de previsões nas próximas semanas como consequência do período eleitoral, mas acredita que a projeção de 980 mil unidades montadas em Manaus até o fim do ano será mesmo alcançada.

EXPORTAÇÕES


As duas únicas fábricas de motocicletas que exportam a partir de Manaus são Honda e Yamaha. Juntas elas enviaram em agosto 7,5 mil unidades ao exterior, 44,1% a mais que em julho. No acumulado do ano foram 54,8 mil motos, 12% a mais que nos mesmos oito meses do ano passado. Até o fim do ano a Abraciclo prevê o envio de 85 mil unidades. No meio do ano a entidade foi obrigada a revisar para baixo a projeção anterior, de 90 mil unidades, por causa da retração no mercado argentino.



Tags: Produção, motos, motocicletas, vendas no atacado, exportações.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência