Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Agosto é o melhor mês em vendas de veículos desde janeiro de 2015

Mercado | 03/09/2018 | 17h27

Agosto é o melhor mês em vendas de veículos desde janeiro de 2015

Emplacamentos passam das 248,6 mil unidades

SUELI REIS, AB

O mercado de veículos registrou em agosto o melhor mês de vendas em mais de três anos e meio: os licenciamentos de leves e pesados atingiram volume de 248,6 mil unidades no período, o maior volume desde janeiro de 2015, quando os emplacamentos somaram 253,8 mil unidades. O desempenho de agosto superou, inclusive, o resultado de dezembro do mesmo 2015 (227,9 mil veículos), o mês tradicionalmente mais forte do ano. Os dados foram divulgados na segunda-feira, 3, pela Fenabrave, entidade que representa o setor de distribuição no Brasil.



- Faça aqui o download dos dados da Fenabrave
- Veja outras estatísticas em AB Inteligência



O desempenho de agosto como o melhor mês dos últimos três anos já era esperado pela indústria, conforme foi antecipado pelo presidente da Anfavea, Antonio Megale, durante o Workshop Planejamento 2019, realizado na última semana por Automotive Business.

O resultado representou aumento de 14,3% sobre o desempenho verificado em julho, quando as vendas atingiram 217,4 mil unidades. Sobre agosto de 2017, o incremento é semelhante, de 14,8%.

A média diária de vendas também cresceu: foram 10,8 mil unidades para cada um dos 23 dias úteis de agosto. Em julho, que teve um dia útil a menos, a média foi de 9,8 mil.

Para o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, embora o cenário político esteja indefinido, o que para ele impede de ter uma visão mais clara sobre seus efeitos na economia pelos próximos meses, o mercado tem se comportado da forma esperada.

“A primeira quinzena de agosto já demonstrava um aquecimento nas vendas em comparação com o mês anterior. Este desempenho positivo tem como pilares a estabilidade dos índices de confiança e da inadimplência no setor da distribuição”, disse o presidente da Fenabrave.



Segundo a Fenabrave, as vendas de automóveis em agosto cresceram quase 16% contra julho, ao totalizar 203,9 mil carros novos. Já no comparativo de agosto do ano passado, houve aumento de 12,7%.

No segmento de comerciais leves também houve avanço nos dois comparativos: as vendas aumentaram 8,7% sobre julho e 21,9% sobre agosto de 2017. Com isso, o segmento de veículos leves encerrou o mês com um total de 239,2 mil unidades, entre automóveis e comerciais leves, alta de 14,7% sobre as 208,5 mil unidades emplacadas de julho e incremento semelhante de 14% sobre mesmo mês do ano passado.

O resultado do agosto ajudou a manter o crescimento que tem sido visto no segmento de veículos leves ao longo de 2018: no acumulado de oito meses, as vendas fecharam em 1,57 milhão de veículos, considerando automóveis e comerciais leves, volume 14,1% maior que o registrado há um ano, quando o mercado emplacou 1,37 milhão de veículos novos.



Tags: Vendas, veículos, Fenabrave, emplacamentos.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência