Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Renault revela o Arkana por inteiro em Moscou
O crossover-cupê Arkana no estande da Renault no Salão de Moscou: possível futuro SUV brasileiro

Lançamentos | 29/08/2018 | 20h01

Renault revela o Arkana por inteiro em Moscou

Chamado de crossover-cupê, carro será fabricado na Rússia em 2019 e deve chegar ao Brasil como SUV em 2020

REDAÇÃO AB

A Renault revelou por inteiro o Arkana, ainda na qualidade de protótipo, em seu estande no Salão de Moscou na quarta-feira, 29. Definido pela fabricante como um “crossover-cupê”, tem visual dos atuais SUVs compactos que invadiram o mercado brasileiro nos últimos anos, mas com a traseira mais rebaixada dos cupês. Segundo a Renault, o modelo entrará em produção em 2019 primeiro na Rússia, atualmente o segundo maior mercado da marca francesa no mundo, com tendência para se tornar o primeiro até 2022, último ano do plano estratégico em curso, o “Drive the Future”. Depois o Arkana será produzido em outros países, com forte aposta da imprensa especializada de também chegar ao Brasil a partir de 2020.

Com a nova oferta de um crossover (ou SUV compacto) no segmento C, que define um carro de tamanho médio nos padrões europeus, a Renault aposta na fatia de mercado que mais cresce nos países emergentes (ou subdesenvolvidos), onde se inclui o Brasil. Por isso o novo carro, de acordo com a Renault, tem papel de protagonista no objetivo de acelerar o ritmo de crescimento internacional do grupo e aumentar o volume anual de vendas a 5 milhões de unidades a partir de 2022.



Em comunicado, a Renault afirma que “o novo veículo será produzido e comercializado em diferentes países, começando na Rússia já em 2019 e posteriormente na Ásia e em outras regiões”. O Brasil, com a fábrica do grupo em São José dos Pinhais (PR), faz parte das intenções ainda não citadas claramente pela empresa.

“A ideia deste conceito inovador nasceu na Rússia e o projeto foi conduzido com grande envolvimento das equipes da Renault no país. O Arkana responde às expectativas dos clientes russos, mas também a de inúmeros clientes de todo o mundo, permitindo que o Grupo Renault acelere ainda mais sua expansão internacional”, disse Nicolas Maure, vice-presidente sênior do grupo e presidente da Região Eurásia.



O mercado russo vem ganhando relevância crescente para a Renault, especialmente a partir de 2014, quando a empresa comprou o controle acionário total da Avtoframos, empresa de montagem de veículos que desde 1998 mantinha em sociedade com o município de Moscou. Em 2017, o Grupo Renault vendeu 448.270 na Rússia e abocanhou 28% de participação.

A aposta com o Arkana é que a mistura de estilos, ao combinar a elegância de um cupê com a robustez de um SUV, crie para a marca um diferencial competitivo em um dos segmentos mais concorridos nos mercado emergentes. A intenção é oferecer design atraente em um carro com atributos para enfrentar condições difíceis de clima e solo irregular, típicas dos países-alvo do modelo. Com suspensão elevada, linhas alongadas e teto panorâmico de vidro, o protótipo apresentado em Moscou foca nessas qualidades.



Tags: Renault, Arkana, lançamento, protótipo, carro-conceito, Salão de Moscou, Rússia.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência