Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Logística vai passar por profunda transformação

Negócios | 15/08/2018 | 20h06

Logística vai passar por profunda transformação

Estudo da DHL mostra que setor precisará incorporar novas tecnologias, melhorar a experiência do consumidor

REDAÇÃO AB

“A digitalização é a maior oportunidade para as empresas logísticas desde a globalização”, é assim que Matthias Heutger e Dr. Markus Kückelhaus, líderes de inovação da DHL, abrem o estudo Logistics Trend Radar, que analisa o impacto de 28 megatendências globais na cadeia logística. Para elaborar o levantamento, a companhia entrevistou 10 mil profissionais do setor em todo o mundo.


- Faça aqui o download do estudo da DHL
- Veja outras estatísticas em AB Inteligência




Segundo o relatório, a era digital traz uma série de tecnologias que podem representar ganho de eficiência na cadeia logística, redução do impacto ambiental, o desenvolvimento de novos modelos de negócio e melhoria da experiência do consumidor. A evolução, no entanto, dependerá da capacidade de inovar das empresas do setor.

O estudo destaca que, cada vez mais, o segmento vai incorporar recursos como inteligência artificial e blockchain, um banco de dados que permite armazenar informações em tempo real e ordem cronológica, à prova de fraude ou ataque hacker. Ao cruzar tendências da sociedade com o avanço tecnológico, a pesquisa concluiu que novos serviços de logística devem ser integrados às casas inteligentes. O transporte urbano de mercadorias tende a passar por profunda transformação, principalmente em sua última etapa, chamada de última milha.

A expectativa é de melhoria radical na experiência do cliente, com mais rapidez e conveniência nas entregas. O crescimento do e-commerce puxará também o aumento da demanda por logísticaB2B, entre empresas. Outra evolução detectada pelo levantamento é o das oportunidades na chamada Fresh Chain, o transporte de bens sensíveis ao tempo e à temperatura, como alimentos e remédios. Neste segmento há enorme oportunidade de inovar no armazenamento, embalagens e entrega das mercadorias, aponta a DHL.



Tags: logística, tendências, tecnologia, DHL, Logistics Trend Radar.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência