Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Caterpillar passa a produzir transmissões em Piracicaba

Máquinas | 10/08/2018 | 16h26

Caterpillar passa a produzir transmissões em Piracicaba

Nacionalização de componentes aumentará competitividade da montadora

REDAÇÃO AB

A Caterpillar passa a produzir no Brasil as transmissões para máquinas pesadas, como motoniveladoras, carregadeiras e tratores de esteiras, fabricadas pela empresa para atender ao mercado local e exportações. As linhas de montagem foram inauguradas recentemente em Piracicaba (SP) e já estão operando em uma área de 5,2 mil metros quadrados de um dos prédios da fábrica de Piracicaba (SP).

A montagem local de transmissões aumenta a competitividade das máquinas exportadas a partir do Brasil. Segundo a Caterpillar, as linhas produzem seis diferentes arranjos de transmissão dos tipos planetária e contra eixo. Esse número saltará para 17 arranjos até março do ano que vem. No total são 1.800 componentes diferentes para atender à produção local de tratores de esteiras, motoniveladoras e carregadeiras de rodas.

De acordo com o presidente da Caterpillar Brasil, Odair Renosto, a produção local reduz o tempo de resposta da cadeia de suprimentos em até 20 dias.

“Quando as linhas estiverem operando plenamente, teremos 70 postos de trabalho diretos adicionados em nossa fábrica, com a estimativa de gerar cinco vezes mais empregos se considerarmos toda a cadeia de suprimentos”, conclui Renosto.



Por ser complexa, a transmissão introduziu tecnologias da indústria 4.0 para a Caterpillar de Piracicaba. Entre elas, sistemas de gerenciamento que identificam possíveis falhas de montagem antes que elas ocorram e chaves de torque com conexão por Bluetooth para aplicação e rastreamento de 100% dos apertos e garantia de perfeição à aplicação.

O time de engenharia também desenvolveu o sistema transportador que movimenta as transmissões em processo de montagem sobre a linha. Dotado de tecnologia elétrico-hidráulica, o sistema ajusta a altura da transmissão de acordo com a estágio da montagem e a altura de cada montador, otimizando ao mesmo tempo a agilidade do processo e a ergonomia.



Tags: Caterpillar, transmissões, tratores de esteiras, motoniveladoras, carregadeiras.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência