Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Vendas de usados têm leve queda de 0,1%; a primeira do ano

Mercado | 09/08/2018 | 18h32

Vendas de usados têm leve queda de 0,1%; a primeira do ano

Resultado se refere ao acumulado até julho na comparação anual; leves puxaram o desempenho para baixo

REDAÇÃO AB

As vendas de veículos usados encerraram o acumulado de janeiro a julho com leve queda de 0,1%. Este é o primeiro resultado negativo para o setor, considerando apenas os períodos acumulados a cada mês, de acordo com balanço divulgado pela Fenabrave, entidade que representa o setor de distribuição. Em volume, o número permanece em 6,23 milhões de veículos usados que trocaram de dono. No entanto, significa que o mercado de usados segue a tendência de redução do ritmo das vendas.



- Faça aqui o download dos dados da xxxxx
- Veja outras estatísticas em AB Inteligência



Os números mostram que desde janeiro o desempenho do setor vem perdendo certo fôlego: no primeiro mês, as vendas cresceram apenas 5% na comparação com mesmo período do ano passado. No bimestre, o crescimento foi a 4,7%, passando para 1,2% no fechamento do trimestre, sempre considerando o comparativo anual. No acumulado até abril, a curva voltou a crescer: as vendas de usados subiram 5%, mas voltaram a cair no acumulado até maio, para 2,8% até fechar o primeiro semestre com volume estável sobre o de mesmo intervalo de 2017, com alta de apenas 0,79%.

O principal responsável por esta oscilação negativa é o segmento de veículos leves: nos sete meses fechados do ano, as transferências de automóveis e comerciais leves diminuiu 0,14%. As vendas de automóveis usados perderam ritmo ao recuar 0,20% no período, enquanto as de comerciais leves superou as do ano passado em 0,23%.

Enquanto isso, os pesados seguraram pequeno aumento de 1,08% no acumulado. Mesmo com a queda de 6,1% das vendas de ônibus usados, as de caminhões conseguiram manter o segmento em nível elevado ao encerrar os sete meses com volume 2,1% maior.

Segundo a Fenabrave, a proporção com o mercado de veículos novos fechou com média de 4,3 veículos usados leves para cada novo emplacado, o mesmo índice verificado no fechamento do primeiro semestre. Para cada novo, foram vendidos 4,4 automóveis e 3,9 comerciais leves usados. Nos pesados, a proporção fechou o período também em 4,3 usados para cada novo, sendo 4,8 caminhões usados para um novo e 1,7 para ônibus.



Tags: Vendas, usados, Fenabrave.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência