Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Iveco Daily completa 40 anos de vida
Em 40 anos de existência, comercial leve da Iveco evoluiu até atingir a era da eletromobilidade, com a família Daily Blue Power, com opção elétrica, GNV e diesel

Comerciais | 02/08/2018 | 16h33

Iveco Daily completa 40 anos de vida

Lançado em 1978, modelo é um dos principais do segmento de comerciais leves em todo o mundo

REDAÇÃO AB

A Iveco Daily, utilitário que se tornou um dos principais modelos do transporte comercial leve do mundo, está completando 40 anos de vida. Lançado em 1978, o modelo tem mais de 3 milhões de unidades produzidas – atualmente é fabricado em três continentes, incluindo a América, que conta com a fábrica brasileira de Sete Lagoas (MG), onde começou a ser produzido em 2000. É vendido em 110 países.

“Este ano estamos celebrando um importante marco na história da Daily, uma família de veículos que é líder do segmento desde o seu início e, 40 anos depois, conduz a transição do setor para o transporte sustentável”, afirma o presidente mundial da Iveco, Pierre Lahutte.

A primeira Daily foi uma van de 17 metros cúbicos com 210 cm de altura interna, o primeiro da indústria, movido por um motor a diesel de 2,5 litros. A linha atual oferece um amplo leque de opções, que varia de 3,3 a 7,2 toneladas de peso de veículo bruto (PBT) e de 7,3 m3 a 19,6 m3 de volume de carga.

Construída sobre uma estrutura de chassi única, a Daily é reconhecida por sua força e versatilidade. Essa mesma estrutura de suporte de carga em aço especial lhe confere uma plataforma reforçada capaz de se adaptar aos mais diversos tipos de aplicação, inclusive veículos especiais, como motorhomes, caminhões basculantes, guindastes, reboques, caminhões de serviços públicos e ambulâncias. Além disso, oferece também tração nas rodas traseiras e versão 4x4.

Ao longo de seus 40 anos, o modelo evoluiu e chegou a versões que respondem às novas demandas do mercado global, como a família Blue Power, uma Daily Euro 6, primeiro comercial leve adequado às normas de emissões reais de condução de 2020. Conta ainda com a Daily Hi-Matic Natural Power, o primeiro veículo da indústria movido a GNV com uma caixa automática de oito velocidades. Além destas, a Daily Electric figura na era da eletromobilidade de emissão zero e baixo ruído.

“É uma gama de veículos que sempre olhou para o futuro e soube se antecipar às necessidades de nossos clientes, mantendo-se fiel aos seus valores essenciais de versatilidade, confiabilidade e eficiência. A parceira ideal para os negócios dos nossos clientes e a sustentabilidade ambiental”, enfatiza Lahutte.

No Brasil, a Iveco lançou recentemente a versão Daily City, indicada para diferentes atividades de transporte no meio urbano (leia aqui).

Confira os principais momentos da linha Daily em 40 anos de existência




1978: primeira Daily é uma van de 17 metros cúbicos com 210 cm de altura interna, o primeiro da indústria movido por um motor diesel de 2,5 litros.

1984: família é expandida com a chegada do primeiro Daily 4x4.

1985: TurboDaily é o primeiro veículo comercial leve a introduzir a tecnologia turbodiesel.

1992: primeira unidade sai da linha de montagem da fábrica de Valladolid, na Espanha.

1996: oferta da Daily é ampliada, agora com opção de dois motores: turbodiesel de 2,5 litros e um novo e mais potente de 2,8 litros.

1998: ECODaily é o primeiro veículo comercial leve movido por motor CNG (gás natural comprimido).

1999: segunda geração da Daily chega ao mercado — é o primeiro veículo do setor a introduzir a tecnologia Common Rail.

2000: produção tem início no Brasil, além da fábrica em Suzzara, na Itália.

2004: família Daily é ampliada novamente, com uma oferta mais poderosa com um motor turbodiesel de três litros atingindo até 176 cv. No mesmo ano, a produção do Daily começa também na China.

2006: novo design e introdução do ESP (Programa de Estabilidade Eletrônica), que regula o manuseio do veículo durante a direção e a frenagem.

2009: ampla linha é ampliada e passa a incluir uma versão de 7 toneladas. Também em 2009, é lançado a inovadora Daily Electric.

2010: Daily atinge a marca de 2 milhões de unidades vendidas no mundo.

2014: terceira geração da Daily é lançada e imediatamente premiada com o “Van of the Year 2015”; conquista os mercados e ganha vários prêmios em todo o mundo. Sua ampla linha inclui o novo Daily Hi-Matic com transmissão automática de oito velocidades.

2016: Daily Euro 6 aumenta ainda mais o nível de desempenho com recursos avançados, como o sistema inteligente EcoSwitch PRO, que reduz automaticamente o torque quando necessário sem intervenção do motorista, reduzindo o consumo de combustível sem comprometer a produtividade. Além disso, introduz um novo nível de conectividade com seu aplicativo Business Up.

2017: família sustentável Daily Blue Power entra no mercado com a oferta exclusiva de três tecnologias — elétrica, gás natural e a mais avançada tecnologia a diesel do mercado — que atende às normas de Emissões Reais de Condução de 2020 com três anos de antecedência.



Tags: Iveco, Daily, 40 anos.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência