Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Engenharia | 13/07/2018 | 20h24

ZF mostra direção elétrica para caminhões e ônibus automatizados

Potente o bastante, protótipo pioneiro dispensa sistema hidráulico e periféricos

REDAÇÃO AB

A ZF apresentou na Alemanha o primeiro protótipo de um sistema de direção totalmente elétrico para veículos comerciais pesados. O equipamento dispensa o sistema hidráulico e periféricos. Seu motor elétrico chega a 70 newtons/metro de força e fornece a assistência total para as manobras.

Chamada Reax EPS (do inglês Electrically Powered Steering), a direção totalmente elétrica é essencial para sistemas avançados de assistência ao motorista (Adas) e funções de condução automatizada, que podem aumentar a segurança e reduzir o cansaço do motorista.

O protótipo também foi projetado para dar suporte, no futuro, a aplicações autônomas, que dispensem a ação do motorista, pois o esterçamento das rodas dianteiras pode ser ativado exclusivamente pelo atuador eletromecânico, sem que haja movimentação do volante.

Segundo a ZF, quando comparada à direção hidráulica convencional, a Reax EPS traz vantagens porque reduz o peso e o espaço para instalação. “Estamos mostrando algo que irá facilitar também o avanço da eletrificação”, explica Mitja Schulz, chefe da unidade de sistemas de direção para veículos comerciais da ZF.

O novo equipamento foi desenvolvido a partir de um sistema eletromecânico de direção para automóveis e a ZF adaptou a tecnologia para todos os tipos de caminhões e ônibus. Ela vem equipada com uma unidade de controle integrada, transmissão e sensores. Apesar do tamanho compacto, fornece toda a potência exigida para manobrar veículos pesados, dispensando totalmente um sistema adicional de bomba hidráulica.

“Após os primeiros testes, podemos dizer que a Reax EPS é mais eficiente que nosso sistema eletro-hidráulico, além de pesar bem menos”, afirma Schulz. Por ser compacta, a unidade abre espaço no veículo para instalação de outros sistemas que interajam com a nova direção.



Tags: ZF, direção elétrica, Reax EPS, Adas, Mitja Schulz, caminhões, ônibus.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência