Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Vendas de implementos crescem mais de 50% no 1º semestre

Mercado | 12/07/2018 | 16h09

Vendas de implementos crescem mais de 50% no 1º semestre

Para fabricantes, número reflete recuperação da economia

REDAÇÃO AB

As vendas de implementos rodoviários seguem em ascensão: no primeiro semestre, a indústria registrou aumento dos negócios em 52,7% quando comparado com mesmo período do ano passado. Dados compilados pela Anfir, associação das fabricantes, e divulgados na quinta-feira, 12, mostram que o volume superou as 38,6 mil unidades, entre leves e pesados: há um ano, o volume de vendas não passou de 25,4 mil.

“O desempenho positivo anima o setor como um todo porque reflete o início da recuperação da economia”, afirma o presidente da Anfir, Norberto Fabris.





- Faça aqui o download dos dados da Anfir
- Veja outras estatísticas em AB Inteligência



O segmento pesado puxou o desempenho positivo no período: com 19,4 mil reboques e semirreboques, os emplacamentos superaram em quase 80% os do primeiro semestre do ano passado, quando o setor entregou pouco mais de 10,8 mil unidades. No segmento leve, que considera as vendas de carroceria sobre chassis, a indústria registrou alta de 32,6% na primeira metade do ano ao emplacar 19,2 mil unidades contra as 14,5 mil de igual período de 2017. O desempenho só não foi maior porque a categoria de betoneira ainda não retomou: as vendas caíram 20%.

“Esse mercado mesmo com poucas unidades vendidas sinaliza que o segmento de construção civil ainda não está no mesmo ritmo dos demais”, avalia o presidente da Anfir.

Embora o executivo comemore o desempenho positivo do primeiro semestre, ele recorda que a base de comparação ainda é baixa. “Não podemos perder de vista o fato de que a indústria passou por perdas bastante elevadas nos últimos anos”, diz Fabris.

De acordo com a Anfir, a crise fez com que o mercado encolhesse cerca de dois terços do volume de 2013, quando a indústria de implementos vendeu 177,8 mil unidades: assim, a perda chegou a 119 mil unidades.

Para Fabris, o ambiente atual de recuperação favorece a adoção de novas estratégias por parte das empresas, o que inclui a busca pelo mercado externo. “As missões ao Panamá e México realizadas esse ano corroboram a visão que a indústria deve ampliar sua atuação no exterior.”

O MoveBrazil, Programa de Internacionalização da Indústria de Implementos Rodoviários, é uma iniciativa conjunta da Anfir com a Apex-Brasil, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos. Desde seu início, em 2016, cinquenta empresas associadas se inscreveram e o balanço acumulado aponta para mais de US$ 40 milhões em negócios.



Tags: Implementos, vendas, Anfir, reboques, semirreboques, carroceria sobre chassis.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência