Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
FCA Latam premia fornecedores em novo ciclo de investimento
Fornecedores foram premiados pela FCA Latam em 16 categorias: novos investimentos no horizonte

Autopeças | 27/06/2018 | 19h49

FCA Latam premia fornecedores em novo ciclo de investimento

Empresa fortalece relação com cadeia de suprimentos para garantir plano de lançamentos

REDAÇÃO AB

A FCA Latam (Fiat Chrysler Automobiles) aproveitou o evento de premiação de fornecedores localizados na região da América Latina (que exclui México) para apresentar seu novo ciclo de investimentos, que soma € 45 bilhões no mundo R$ 14 bilhões no Brasil nos próximos cinco anos (leia aqui). Sinalizou com isso horizonte de crescimento em que irá precisar de uma cadeia de suprimentos sólida e eficiente para garantir o sucesso de seus lançamentos, 15 da Fiat e 10 das marcas Jeep e Ram programados até 2022, entre renovações e modelos completamente novos.

“É importante que o nosso fornecedor entenda o compromisso que assumimos com nossos investidores globalmente e se sinta parte desse processo. Assim entendem melhor nossas necessidades, de competitividade e qualidade, para investirem conosco no futuro”, resumiu Scott Thiele, diretor global de compras da FCA.



Ex-chefe de compras da FCA na América Latina e há três meses no posto de CEO da empresa na região, Antonio Filosa conhece bem a importância de parceria estreita com os fornecedores para criar produtos bem-sucedidos e de qualidade. Falando a cerca de 500 convidados no “Annual Supplier Conference and Awards” latino-americano realizado em Belo Horizonte (MG) na terça-feira, 26, o executivo destacou os desafios do cenário atual e as ações de fortalecimento das relações com a cadeia de suprimentos que o grupo vem aplicando globalmente, replicadas pela divisão latino-americana da companhia, para viabilizar seu plano de negócios.

“O mercado está cada vez mais desafiador, demanda mais agilidade e capacidade de inovar. O programa de relacionamento do grupo com os fornecedores, apresentado ano passado, segue como norte”, ressaltou Filosa, referindo-se ao 4T Program, baseado nas palavras-chave Trust (confiança), Teamwork (trabalho em equipe), Transparency (transparência) e Transformation (transformação).

Luis Santamaria, diretor de compras e cadeia de suprimentos da FCA Latam, apontou alguns números e avanços do 4T Program na região. Segundo ele, desde o lançamento do programa, foram realizados 53 eventos junto aos fornecedores, que enviaram 566 propostas com objetivo de reduzir custos e aumentar qualidade e produtividade. Também foi realizado com 49 fornecedores no Brasil e na Argentina trabalho de integração de processos tecnológicos e sistemas avançados de manufatura previstos pelo World Class Manufacturing (WCM), adotado globalmente nas fábricas do Grupo FCA. “Para se ter uma ideia, foram mais de 20 mil horas de treinamento com a participação de 2.241 pessoas”, enfatizou Santamaria.

No evento, os fornecedores também receberam informações sobre características e design os lançamentos da FCA previstos para os próximos anos na região, que representam novas oportunidades de fornecimento e podem orientar investimentos necessários e planejamento futuro.

“Com o novo plano industrial da FCA globalmente anunciado, teremos 25 lançamentos de novos modelos, renovações de produtos e séries especiais de veículos Fiat, Jeep e Ram na América Latina nos próximos cinco anos. Contamos com vocês para isso”, reforçou Filosa.



MODELO GLOBAL DE PREMIAÇÃO



Pelo segundo ano consecutivo, a FCA aplicou na divisão América Latina o modelo global de premiação dos fornecedores, adotado após a criação do grupo, em 2014, quando as operações de Chrysler e Fiat foram fundidas em uma só empresa. Foram escolhidas as 16 melhores empresas da cadeia de suprimentos em 16 categorias, com base na avaliação de desempenho no último ano que leva em conta indicadores de qualidade, entrega, custo, garantia e parceria.

Veja a lista de vencedores do Suppliers Awards 2018 da FCA Latam

GESTÃO DE CADEIA DE SUPRIMENTOS
Elta Transportes

CAPEX (investimento em ativos)
Balluff

SERVIÇOS
Much More

MOPAR (divisão de peças e acessórios)
Shell

CARROCERIA
Gestamp

INSUMOS
PPG

CHASSIS
Pirelli

SISTEMAS DE MOTOR
Umicore

INTERIOR
Seoyon

ELÉTRICOS
Sumidenso

POWERTRAIN
Litens

INOVAÇÃO
Reply

SUSTENTABILIDADE
Basf Tintas

OTIMIZAÇÃO DE VALOR
Denso

COLABORAÇÃO PROATIVA
Brose

FOCO REGIONAL: QUEBRANDO PARADIGMAS
Metagal Argentina



Tags: FCA Fiat Chrysler Automobiles, FCA Latam, prêmio de fornecedores América Latina, autopeças, indústria, investimento.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência