Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Ford inaugura espaço colaborativo em Camaçari
Nova área criada na fábrica baiana tem dois ambientes e utiliza materiais de reciclagem e peças de carros Ford

Engenharia | 26/06/2018 | 16h21

Ford inaugura espaço colaborativo em Camaçari

Local para criação de soluções de mobilidade deve gerar novas patentes

REDAÇÃO AB

A Ford inaugurou um espaço colaborativo na fábrica de Camaçari (BA) para uso como laboratório de desenvolvimento de soluções de mobilidade e outras inovações. Primeiro do gênero em fábricas da Ford na América do Sul, o “Creative Room” combina conceitos de sustentabilidade e equipamentos modernos com soluções inteligentes, como o reaproveitamento de componentes de veículos e materiais que seriam descartados.

Com esse projeto, já existente também em unidades da América do Norte, Europa e Ásia, a empresa reforça o trabalho focado na inovação. “A expectativa é que seja um local para impulsionar o desenvolvimento de soluções que acelere a formação de ideias com potencial para geração de patentes”, afirma o gerente global do novo EcoSport, Rafael Marzo.

O novo setor tem dois ambientes, o coworking, de trabalho colaborativo, e o maker space, oficina equipada com ferramentas de uso compartilhado para a criação de projetos, conceitos e objetos manufaturados. O local dispõe de sistemas de áudio e vídeo, duas impressoras 3D, caneta e scanner 3D, kits modeladores de argila e bancada com materiais para a construção de protótipos, como Lego robótico e kits de microcontroladores, que ajudam a transformar projetos virtuais em realidade.

O espaço também está ligado aos laboratórios de pesquisa e desenvolvimento do produto e ao estúdio de design do complexo de Camaçari, onde foram desenvolvidas as novas gerações globais do Ka e do EcoSport. Sua estrutura inclui duas impressoras 3D de porte industrial, que possibilitam a impressão de peças grandes com precisão e bom acabamento.

O designer Thiago Pinto contribuiu para a criação do ambiente reaproveitando materiais na produção dos móveis e equipamentos. Entre outros recursos foram usados 150 quilos de madeira de paletes em bancadas de trabalho, assentos das banquetas, rack e estante de livros; 200 kg de ferro na estrutura das bancadas, banquetas e jardim horizontal; rodas de alumínio como base das banquetas; alto-falantes do projeto do EcoSport e pneus de empilhadeira para a construção de caixas de som.

O verde também foi valorizado em um jardim com vasos irrigados por uma bomba de limpador de para-brisa e sensores do EcoSport.



Tags: Ford, Camaçari, Creative Room, EcoSport, Freestyle, coworking.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência