Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Grupo Volkswagen reestrutura comando de regiões globais por marcas

Internacional | 22/06/2018 | 18h16

Grupo Volkswagen reestrutura comando de regiões globais por marcas

VW assumirá Américas; Audi coordenará Oriente Médio e Ásia, exceto China, que ainda será de responsabilidade do grupo

REDAÇÃO AB

O Grupo Volkswagen anunciou uma reestruturação global em que cada marca será responsável pela operação de uma região no mundo. Em comunicado divulgado na sexta-feira, 22, a companhia informa que a medida tem como objetivo adequar as linhas de veículos aos mercados e às necessidades dos clientes locais de forma mais ágil a partir do conhecimento e competências regionais em colaboração com fornecedores e outros parceiros.

A divisão ficou da seguinte forma: a marca Volkswagen assumirá a responsabilidade pelas Américas do Norte e do Sul, além da África Subsaariana (sul); a Audi coordenará Oriente Médio e Ásia-Pacífico, exceto China, que ainda ficará sob responsabilidade do Grupo VW; a Seat comandará norte da África, enquanto a Skoda ficará responsável pelos mercados da Rússia e Índia. Por essa configuração, por exemplo, a operação da Audi no Brasil seria absorvida pela Volkswagen.

Na nota, a companhia ressalta que a medida será adotada no futuro, mas não informa o prazo estipulado para a implementação dessa nova configuração, embora afirme que as preparações para o desenvolvimento local e a produção de novos modelos nessas regiões já estão em curso. Ainda de acordo com o Grupo VW, a ideia é que cada marca seja encarregada de alinhar a estratégia da companhia para a sua região, além de coordenar as atividades das outras marcas atuantes em seu território, incluindo suas parcerias e a estratégia de exploração de oportunidades para gerar sinergias.

“Estamos distribuindo a responsabilidade em vários ombros. Isso significa que será possível tomar decisões de maneira significativamente mais descentralizada no futuro e o conselho de administração do grupo poderá se concentrar em tópicos estratégicos abrangentes. Dessa forma, tornaremos a Volkswagen mais rápida, mais enxuta e mais eficiente”, declarou o CEO global do Grupo VW e da divisão Volkswagen, Herbert Diess.



A Europa é a única região não mencionada pela VW: não há informações se alguma marca ainda será designada para comandá-la ou se ficará sob a responsabilidade do próprio grupo. Entre as marcas, a Porsche também não foi mencionada.



Tags: Grupo Volkswagen, Grupo VW, VW, Audi, Seat, Skoda, Herbert Diess.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência