Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Nissan eleva uso de aço ultrarresistente em seus carros
Novo Infiniti QX50 já usa 27% de aço ultrarresistente em sua carroceria

Insumos | 19/06/2018 | 20h04

Nissan eleva uso de aço ultrarresistente em seus carros

Metal é mais fino e leve, tem alta resistência, é deformável e pode ser prensado a frio

REDAÇÃO AB

A Nissan está investindo no aumento do uso de aço ultrarresistente na construção de seus carros, como forma de reduzir peso e, consequentemente, emissões. E no caso, sem elevar demais os custos de produção, porque o tipo de metal utilizado, embora tenha alta resistência à tração, pode ser estampado (prensado) a frio.

A fabricante japonesa de veículos é a primeira no mundo a usar o chamado “aço de alta formabilidade”, com resistência à tração de 980 megapascals, mas que não perde a capacidade de se deformar para absorver a energia de colisões e proteger os ocupantes. O material foi desenvolvido em conjunto pela Nissan, Nippon Steel e Sumitomo Metal. A produção do metal ultrarresistente é resultado da combinação de estampagem e força de prensagem, que possibilita a formação de peças com formas complexas mais finas e leves do que as feitas de aço convencional de alta resistência.

A Nissan já aplica o novo insumo da produção do utilitário esportivo QX50, de sua marca de luxo Infiniti. O modelo começou a ser vendido nos Estados Unidos em março passado e tem 27% de sua carroceria emoldurada com o novo aço ultrarresistente, aplicado em partes da dianteira e traseira.

O SUV é o primeiro veículo do mundo a usar partes de aço resistentes à tração de 980 megapascal. Mas a Nissan informa que planeja expandir o uso do material para a média de 25% das peças de seus veículos, como forma de aumentar a eficiência energética e o desempenho pela via da redução de peso. A montadora lançou neste mês um plano de sustentabilidade que prevê a redução das emissões de CO² de seus novos veículos em 40% até 2022, comparado ao ano fiscal 2000.



Tags: Nissan, aço ultrarresistente, insumos, estamparia, indústria, matéria-prima.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência