Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Autopeças no melhor começo de ano desde 2013

Balanço | 13/06/2018 | 17h05

Autopeças no melhor começo de ano desde 2013

Faturamento no primeiro quadrimestre cresce 26,2% com compras maiores de montadoras, exportações e reposição

MÁRIO CURCIO, AB

O faturamento das empresas de autopeças cresceu 26,2% de janeiro a abril sobre o mesmo período do ano passado. Segundo o Sindipeças, entidade que reúne fabricantes do setor, este foi o melhor primeiro quadrimestre desde 2013 tanto em valor como em taxa de crescimento.

O fornecimento às montadoras cresceu 20,7% no acumulado do ano e todos os outros canais de vendas registraram altas de dois dígitos no faturamento.



- Faça aqui o download dos dados do Sindipeças
- Veja outras estatísticas em AB Inteligência



As exportações avançaram 35,2% quando medidas em reais e 29,3% em dólares. O Sindipeças ressalta que que a crise cambial e financeira na Argentina (para onde vão mais de 25% das autopeças brasileiras, veja aqui) deve provocar a retração dos embarques nos próximos meses, mas recorda também que a desvalorização mais forte do real entre abril e maio pode servir de estímulo para os negócios com outros países latino-americanos e também com os Estados Unidos e a Europa.

Como consequência da queda de vendas de veículos zero-quilômetro nos anos recentes, as vendas de autopeças para o mercado de reposição mantêm bom fôlego e registraram alta de 17,2% de janeiro a abril sobre iguais meses de 2017. A reposição é a terceira maior fonte de receita do setor, com mais de 15% do faturamento mensal.

EMPREGOS NO SETOR CRESCEM 8,8%


De acordo com o Sindipeças, os empregos no setor de Autopeças cresceram 8,8% no acumulado até abril sobre os quatro primeiros meses de 2017. A utilização da capacidade instalada medida mensalmente teve ligeiro recuo de 73% em fevereiro para 70% em abril “por conta de um ritmo de atividade mais brando”, de acordo com a entidade, mas não impediu o avanço dos empregos.



Tags: Autopeças, montadoras, Sindipeças, exportações, reposição, empregos, capacidade instalada.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência