Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Nissan lança estratégia global focada em sustentabilidade

Internacional | 07/06/2018 | 19h00

Nissan lança estratégia global focada em sustentabilidade

Plano se desenvolverá até 2022 por meio de ações socioambientais e de governança

REDAÇÃO AB

A Nissan lançou na quinta-feira, 7, uma nova estratégia global focada em sustentabilidade e cujo objetivo é reforçar as ações socioambientais da montadora e sua governança em todo o mundo até 2022. Pela primeira vez, a empresa constrói de forma integrada e abrangente um plano com foco em sustentabilidade. O Nissan Sustainability 2022 faz parte do plano estratégico global de médio prazo M.O.V.E. to 2022, lançado em março deste ano.

O programa terá como base o Nissan Green Program, programa ambiental apresentado em 2001 que determina a visão de longo prazo da companhia até 2050. “O Nissan Sustainability 2022 está totalmente alinhado com nossos objetivos de médio prazo para entregar um crescimento sólido e liderar a evolução tecnológica da indústria automotiva”, comenta em nota o vice-presidente sênior e executivo-chefe de sustentabilidade da Nissan, Hitoshi Kawaguchi. “Acreditamos que a mobilidade sustentável ajudará a conquistar uma realidade de zero emissão e zero fatalidade. Nosso plano fará uma importante contribuição neste sentido, graças à melhora de nossos esforços para que nossa empresa abrace a diversidade e a inclusão de forma consistente”.

O plano é organizado por práticas de governança corporativa, social e ambiental (ESG, na sigla em inglês), cujos critérios normalmente são utilizados por investidores que monitoram a criação de valor de uma empresa. Entre as iniciativas de cunho ambiental, estão a redução de 40% das emissões de CO2 dos veículos até 2022 em comparação com os níveis do ano fiscal 2000, que será alcançada em parte pela expansão da eletrificação dos modelos – a Nissan pretende lançar oito carros eletrificados no período , além de fomentar o desenvolvimento de sistemas do tipo V2X (vehicle-to-everything, ou do veículo para tudo), para melhorar a gestão de energia elétrica.

Também está prevista a redução em 30% das emissões de CO2 das atividades de produção e corporativas até 2022 em comparação com os níveis do ano fiscal de 2005, por meio de iniciativas comandadas por especialistas globais por meio do Nesco, Nissan Energy Saving Collaboration, programa interno com foco na economia de energia. A empresa também quer eliminar 70% do uso de novos materiais no mesmo período, por meio da economia circular, com o reuso e reciclagem de baterias de íons de lítio utilizadas nos veículos elétricos.

O plano abrange ainda a redução de compostos orgânicos voláteis nos processos de produção dos veículos e na redução em 21% do consumo de água por unidade na produção mundial também até 2022, em comparação com os níveis de 2010.

Das ações sociais, destacam-se a definição dos objetivos fundamentais para zerar o número de fatalidades envolvendo veículos Nissan, principalmente por meio da segurança veicular com sistemas de condução autônoma, como o ProPilot, que será fornecido em vinte modelos e em vinte mercados até o fim de 2022.

A empresa quer aumentar o número de mulheres gestoras para 16% no total global e para 13% no Japão até 1º de abril de 2023. A ideia é ofertar treinamento sobre diversidade e inclusão em todos os níveis da companhia e implementar políticas de trabalho à distância, além de jornadas flexíveis que apoiem estilos diversificados de trabalho.



Tags: Nissan, estratégia, sustentabilidade.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência