Daily City amplia para cinco o número de veículos disponíveis na linha Daily
Iveco lança Daily City, versão caçula da linha
Com opção chassi cabine e furgão, modelo amplia gama leve e mira nicho de pequenos negócios
SUELI REIS, AB / De Florianópolis (SC)
De olho no crescimento do transporte de carga urbana, a Iveco apresenta uma nova opção no segmento de comerciais leves, o Daily City 3S13, versão caçula da linha nas versões chassi cabine e furgão, que vem atender um nicho de mercado cada vez mais pulverizado a partir de demandas como a do e-commerce, serviços customizados e de micro e pequenos negócios derivados do empreendedorismo.
De acordo com o diretor comercial da Iveco no Brasil e de marketing para a América Latina, Ricardo Barion, o projeto demorou vinte meses para ficar pronto. A ideia era conhecer o trabalho de alguns pequenos empresários e ouvir suas demandas, começando assim um veículo do zero. “Pensamos em adaptar o modelo 35S14 [o menor da gama até então], mas vimos que a necessidade desse cliente era muito específica”, explica o executivo. “Ele precisa transportar, mas não quer um caminhão tão robusto”, indica.
Com isso, a empresa configurou um novo chassi com especificações exclusivas, a começar pela altura, que foi reduzida para melhorar o acesso a docas de abastecimento, garagens com limitação de altura, além de facilitar carga, descarga e o acesso do motorista à cabine. O especialista em produto da linha Daily, João Gomes, conta que foram cinco as principais modificações: a nova suspensão dianteira é do tipo independente com mola transversal, muito utilizada em carros com vocação esportiva, que melhora a dirigibilidade; já a suspensão traseira com molas parabólicas e barra estabilizadora diminui a vibração interna do veículo, dando ao caminhão o conforto de um automóvel.
O novo eixo traseiro FPT NDA específico para veículos urbanos garante 98% de eficiência na direção. A motorização também é nova: o City estreia o propulsor FPT F1A de 2,3 litros, o menor da gama e já utilizado na Europa, preparado exclusivamente para o modelo. Ele entrega 130 cv de potência, com injeção common rail. É um motor leve, com baixo ruído e responde rápido aos comandos da direção. Além disso, vem equipado com a transmissão manual ZF 6S480, manual e de seis velocidades.
Segundo Gomes, testes com o Daily City apontaram uma redução de até 10% do consumo de combustível com relação ao uso verificado com seus principais concorrentes, como a Renault Master e Mercedes-Benz Sprinter.
Em volume, a Daily City oferece 18,4 metros cúbicos para abrigar diferentes tipos de carga, o que segundo a Iveco, representa 30% mais que as concorrentes.
“Com o Daily City, temos uma linha leve muito mais completa”, comemora o vice-presidente da Iveco para a América Latina, Marco Borba. Ele lembra que o veículo á parte do investimento de US$ 120 milhões que serão aplicados entre 2017 e 2019 e que contemplará principalmente o desenvolvimento e lançamento de produtos. Além do City, também fazem parte deste aporte o Tector com câmbio automatizado Autoshift, lançado no ano passado, e suas versões de 8 e 11 toneladas, que devem chegar ainda este ano ao mercado. Todos foram apresentados durante a Fenatran 2017.
“Desde outubro temos observado um cenário melhor, após quatro anos muito difíceis. Na Fenatran, o ambiente de negócio já era outro e esse ambiente positivo entrou em 2018”, comenta Borba. Ele cita que a empresa possui atualmente entre 20% a 22% de participação de mercado no segmento de chassi cabine e que a meta é ampliar essa fatia. “Há um crescimento forte em todo os segmentos de caminhçoes acima de 3,5 toneladas; ainda é baixo, não é o que vimos em 2011 [ano recorde], mas já é muito melhor do que vimos recentemente em um cenário que vem se revertendo para um viés positivo.”
O executivo afirma ainda que o Daily City começa a ser vendido já neste mês na rede de concessionárias da marca em todo o Brasil, com preços a partir de R$ 108 mil para a versão chassi cabine e a partir de R$ 128 mil na versão furgão.
O modelo contará com pacotes e itens opcionais, como o trio elétrico (espelho retrovisor, vidro e travas), rodas de alumínio e kit multimídia, com rádio e câmera de ré. Além disso, o Daily City também poderá contar com os pacotes de manutenção já oferecidos para a linha leve.
Por enquanto, o Daily City está disponível apenas no mercado brasileiro, mas Borba adianta que está estudando o modelo para o mercado argentino, e indica que o lançamento deve ocorrer entre o fim deste ano e o início de 2019, além de explorar sua venda em outros mercados da região.
Tags: Iveco, Daily, City, comercial leve, caminhão, chassi cabine, furgão, e-commerce.