Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
São Paulo terá o salão do automóvel da conectividade

Eventos | 21/05/2018 | 20h49

São Paulo terá o salão do automóvel da conectividade

Com 30 marcas já confirmadas, exposição com mais de 500 modelos tem público estimado em 700 mil

SUELI REIS, AB

A palavra de ordem do Salão do Automóvel de São Paulo de 2018 será conectividade. Com o slogan "A conexão que nos move", a 30ª edição do evento, que ocorre entre 8 e 18 de novembro no Expo São Paulo, apresentará ao público as principais novidades do setor automotivo para o Brasil, mas também a maneira como o carro se comunicará com o consumidor daqui em diante a partir de novas plataformas e tecnologias aliadas à eletrificação.

“No salão de 2016, dizíamos que aqueles eram produtos frutos do Inovar-Auto e o salão da retomada, porque acreditávamos que em 2017 começaria uma retomada [do mercado] e de fato começou, ainda que tímida. Agora, este será o salão da eletrificação e conectividade, com muitas novidades também na área da mobilidade e da indústria 4.0. A conectividade é o que vai ligar o carro do presente com o carro do futuro”, afirmou Antonio Megale, presidente da Anfavea, a associação dos fabricantes instalados no Brasil, durante coletiva de imprensa de lançamento do evento realizada na segunda-feira, 21, em São Paulo.

Ao lado de José Luiz Gandini, presidente da Abeifa, associação das importadoras e algumas fabricantes, Megale confirmou a presença de trinta marcas até agora: Audi, BMW, Chery, Chevrolet, Chrysler, Dodge, Ferrari, Fiat, Ford, Honda, Hyundai, Jeep, Kia, Lamborghini, Lexus, Lifan, Mercedes-Benz, Mini, Mitsubishi, Nissan, Porsche, Renault, Rolls-Royce, Subaru, Suzuki, Toyota, Troller, Volkswagen.

Por parte da Anfavea, Megale afirmou que dois grupos de quatro marcas associadas, que estiveram em todos os salões nas últimas duas décadas, desta vez não confirmaram presença. São eles a PSA, dona da Peugeot e Citroën, e Jaguar Land Rover, sendo que essas duas últimas marcas também são membros da Abeifa. Pelo lado da associação que preside, Gandini confirmou ainda as ausências de JAC Motors e Volvo Cars: ambas também se ausentaram da última edição, em 2016.

De acordo com Leandro Lara, diretor de negócios para o setor automotivo da Reed Exhibitions Alcântara Machado, organizadora do evento, apesar das 30 marcas confirmadas para a exposição, ainda há espaço para negociar. Já o vice-presidente da empresa, Paulo Octavio de Almeida, disse que a média de marcas participantes do salão tem ficado estável nos últimos anos.

“Algumas marcas mudam de estratégia; ninguém é obrigado a participar, elas vêm porque consideram ser um evento relevante, mas são decisões individuais e estratégias globais que decidem fazer outros tipos de investimento.”

CONEXÃO COM O VISITANTE


Segundo a Reed, serão expostos mais de 500 modelos nos 90 mil metros quadrados de área coberta do Expo São Paulo. Além disso, serão 23 mil metros de área externa dedicados a test-drive, mais que o dobro dos 10 mil m2 utilizados na edição de 2016. Chevrolet, Nissan e Volkswagen já confirmaram seus espaços, com a expectativa de entrar mais duas marcas.

Já o Drive Experience será uma pista reta de quase dois quilômetros de comprimento para testes de aceleração e frenagem. Outra novidade será a área exclusiva para testes de carros elétricos e híbridos para a qual já estão confirmadas as marcas BMW, Chery, Kia e Renault. A Reed espera alcançar 50 mil testes este ano, em um número ainda conservador, na comparação com os 35 mil realizados na edição passada.

O evento contará ainda com o Dream Lounge, o Espaço dos Sonhos repaginado, que na última edição apresentou modelos cobiçados em uma tentativa de atrair os apaixonados por velocidade e performance. Desta vez, o espaço terá parceria com o Instituto Ayrton Senna.

A exemplo do que já vem sendo feito em salões como o de Frankfurt, na Alemanha, ou mesmo na CES, feira de tecnologia de eletrônicos de Las Vegas, nos Estados Unidos, o visitante verá uma iniciativa inédita para o Salão de São Paulo: uma área denominada New Mobility, com a exposição de conteúdo e plataformas que permitirá às pessoas conhecer e vivenciar novas experiências relacionadas à mobilidade conectada. “A ideia é contar como será o futuro e democratizar esse conhecimento”, afirma Lara. “Criar essa conexão emocional do cliente com o carro é o mais importante. O mundo está mudando: a indústria, a tecnologia, a interatividade e os hábitos e isso está sendo observado pela indústria global. Temos que acompanhar, mudando junto”, acrescentou.

Em agosto, a empresa lançará o aplicativo do evento, no qual será possível fazer a compra de ingressos, além de agendar os test-drive.

INFRAESTRUTURA


O Salão do Automóvel de 2016 foi o primeiro realizado no São Paulo Expo, antigo Centro de Exposições Imigrantes totalmente reformado e ampliado, desbancando de vez a utilização do Pavilhão de Exposições do Anhembi, onde o evento era realizado desde a década de 1970. A aceitação do novo local, climatizado e padronizado, foi unânime e contribuiu para o registro do maior índice de satisfação dos visitantes, de acordo com pesquisa feita pela Reed durante o evento.

Para o salão deste ano, as quatro alças de acesso ao Expo São Paulo estarão disponíveis, e não somente duas, como ocorreu na feira passada, quando os arredores ainda eram um canteiro de obras.

Com a expectativa da visita de 700 mil pessoas, o local dispõe de 6 mil vagas de estacionamento, 4,5 mil cobertas. Esta edição contará com vagas especiais para recarga de veículos híbridos e elétricos. E por se tratar de um evento internacional, a Reed contabiliza a disponibilidade de mais de 7 mil quartos de hotel em arredores estratégicos e próximos ao local.

INGRESSOS


O preço dos ingressos varia bastante, dependendo do dia e do pacote. Para o primeiro dia de evento, a entrada custará R$ 42,00 (meia R$ 21,00). Nos dias da seguintes da semana, o valor é de R$ 60,00 (meia R$ 30,00). Para fins de semana, feriado e emenda de feriado, o preço vai a R$ 76,00 (meia R$ 38,00). O primeiro lote de ingressos já está disponível para compra no site www.salaodoautomovel.com.br.

Serão seis pacotes adicionais:

Nitro - com flexibilidade para escolher o dia da visita: R$ 130,00

Passaporte - dá direito a visitar o salão quantos dias desejar: R$ 350,00

Kit fã - um kit com uma camiseta do evento com sete grafias diferentes a escolher: R$ 180,00

Box super fã – kit com flexibilidade de uma data para visita, brindes do salão com estacionamento e entrada exclusiva: R$ 400,00

VIP - acesso VIP ao evento em qualquer dia, para uma visita, com entrada exclusiva, serviço de valet para estacionar, acesso ao Lounge VIP com pulseira para o Espaço dos Sonhos: R$ 370,00

Premium Experience – dá direito a entrada para duas pessoas, estada de uma noite em hotel de luxo, traslado para o salão em carro de luxo com motorista, acesso ao Lounge VIP e Espaço dos Sonhos: R$ 3.500.



Tags: Salão do automóvel, salão, conectividade, Anfavea, Abeifa, Expo São Paulo, Reed Exhibitions.

Comentários

  • Lindomar

    Pretendovisitar esta feira

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência