Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Grupo de empresas automotivas trabalha por soluções de blockchain

Parcerias | 10/05/2018 | 17h27

Grupo de empresas automotivas trabalha por soluções de blockchain

ZF, BMW, Bosch, Ford, GM e Renault se uniram à Mobi, organização focada em desenvolver padrões para a tecnologia

REDAÇÃO AB

Uma série de companhias com foco na indústria automotiva decidiu unir esforços no Mobi, Mobility Open Blockchain Initiative, um grupo dedicado a definir normas e padrões para o uso de blockchain na mobilidade. Segundo a organização, a tecnologia é capaz de tornar o transporte mais seguro, sustentável e acessível. Já participam da iniciativa como membros fundadores ZF, BMW, Bosch, Ford, GM e Renault.

A blockchain é vista como uma possível solução para garantir a segurança cibernética dos carros autônomos e conectados. A tecnologia permite registrar e armazenar informações em tempo real e em ordem cronológica. Tudo é armazenado de forma descentralizada e, assim, cada operação é confirmada e autenticada sucessivamente antes de ser registrada. É um tipo de banco de dados que, por suas características, é visto como à prova de fraude, já que um hacker não conseguiria invadir o sistema e vazar ou alterar as informações registradas nele. O que entra para a blockchain é imutável.

As empresas que integram o Mobi querem desenvolver padrões para que companhias automotivas usem a blockchain para prevenir ataques cibernéticos aos veículos. A ideia ali é criar um banco de dados que inclua informações de diversas formas de mobilidade, concentrando os dados de carros, da infraestrutura e de fornecedores de serviços e garantindo que os diversos elos da cadeia de mobilidade tenham acesso às mesmas informações.



Tags: Blockchain, Mobi, mobilidade, automotiva, ZF, BMW, Bosch, Ford, GM, Renault.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência