Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia | 09/05/2018 | 19h30

Janela da Ford permite que cegos toquem a paisagem

Conceito baseado no Braille mostra os cenários a pessoas com deficiência

REDAÇÃO AB

A Ford desenvolveu um protótipo de janela inteligente para automóveis que permite aos passageiros com deficiência visual sentir as paisagens por onde passam por meio do tato. A solução foi criada em parceria com a startup italiana Aedo, especializada em tecnologias e dispositivos para pessoas cegas.

O sistema, chamado de Feel the View, tira fotos dos cenários por onde o carro passa. As imagens são transformadas em imagens em preto e branco de alto contraste e, em seguida, reproduzidas no vidro por um LEDs especiais, que vibram em escala de 225 intensidades quando são tocados. O movimento permite aos portadores de deficiência reconstruir mentalmente as paisagens.

A solução é baseada no método Braille de leitura tátil, mas vai além das letras e números. Em paralelo ao dispositivo, um assistente de voz inteligente, conectado ao sistema de áudio do automóvel, descreve ao passageiro o contexto da imagem que ele sente.



Tags: Ford, janela, cegos, portadores de deficiência.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência