Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Autopeças | 08/05/2018 | 20h05

Continental confirma produção de ESC no Brasil

Fábrica de Várzea Paulista fornecerá controle eletrônico de estabilidade a uma das quatro grandes

MÁRIO CURCIO, AB

A Continental confirmou para o primeiro trimestre de 2019 o início da produção dos freios ABS com controle eletrônico de estabilidade (ESC) no Brasil. O componente será fabricado em sua unidade de Várzea Paulista (SP) e no primeiro momento vai suprir a demanda de uma das quatro grandes montadoras instaladas no País.

A produção local do componente foi antecipada por Automotive Business em julho de 2017 (leia aqui) e ocorrerá também por força da legislação: a partir de 2020, todos os novos projetos de automóveis e comerciais até 3,5 mil quilos terão de sair de fábrica dotados de ESC. A partir de 2022 a regra valerá para todos os automóveis e comerciais até 3,5 mil quilos, inclusive os projetos antigos.

“O aumento da demanda pelo produto permitiu a nacionalização”, afirma o gerente de engenharia e desenvolvimento de sistemas ABS e ESC, Fabrício Menezes.



A fábrica de Várzea Paulista foi inaugurada em 2013 e já produz sistemas ABS para fornecimento a boa parte das montadoras instaladas no Brasil e para exportação à Argentina. A companhia também importa o ABS com ESC para fornecê-lo a modelos nacionais.

Tratado pela Continental como um sistema de terceira geração, o equipamento também é capaz de reduzir os espaços de frenagem: “Em piso molhado a 80 km/h, diminuímos a distância de parada de 42 para 40,6 metros”, afirma Menezes. A comparação foi feita entre o sistema ABS atualmente produzido e o que entrará em linha (com ESC) em 2019.

Em tempo, a sigla ESP também é empregada como controle eletrônico de estabilidade, mas é aplicada ao componente fornecido pela Bosch.

PRODUÇÃO CRESCENTE


De acordo com Menezes, o desempenho do mercado brasileiro superou as projeções da Continental, cuja produção está crescendo no mesmo ritmo das montadoras. Segundo a Anfavea, associação dos fabricantes, abril foi o 18º mês consecutivo de alta (veja aqui).



Tags: ABS, ESC, ESP, Fabrício Menezes, Bosch.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência