Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Mercado interno alcança melhor patamar desde 2015

Indústria | 07/05/2018 | 16h15

Mercado interno alcança melhor patamar desde 2015

Segundo a Anfavea, média diária de abril chegou a 10,3 mil veículos

GIOVANNA RIATO, AB

O mercado interno de veículos ganhou mais força no primeiro quadrimestre do ano. As vendas avançaram 21,3% para 762,8 mil unidades, entre leves e pesados. O volume é o maior para o período desde 2015, quando foram registrados 893 mil emplacamentos no País. “Os números estão voltando a patamares mais saudáveis, mas ainda ficam abaixo da média dos últimos 10 anos para o período, que era de 950 mil unidades”, observa Antonio Megale, presidente da Anfavea, associação que representa as montadoras e apresentou os números na segunda-feira, 7.



- Faça aqui o download dos dados da Anfavea
- Veja outras estatísticas em AB Inteligência





O aumento mais significativo foi registrado nas vendas de caminhões, que avançaram 57,6% de janeiro a abril, para 20,6 mil unidades. Enquanto isso, o segmento de ônibus avançou 43%, chegando a 3,6 mil chassis, e a demanda por modelos leves somou 738,4 mil veículos, com alta de 20,4%.

MÉDIA DIÁRIA EM EXPANSÃO


Os dados isolados de abril mostram avanço de 4,8% nas vendas sobre março e de 38,5% na comparação com o registrado há um ano, com 217,3 mil emplacamentos. O crescimento mais importante, no entanto, foi o da média diária de vendas, que chegou a 10,3 mil emplacamentos/dia. “É um número muito bom”, avalia Megale. Segundo a Anfavea, o resultado diário se fortalece mês a mês. Entre março e abril a melhora foi de 4,8%.

Sem a barreira de 30 pontos adicionais no IPI de veículos importados fora das condições do Inovar-Auto, que terminou em 2017, cresceu também a participação nas vendas de carros fabricados em outros países. Na média dos quatro meses de 2018 os importados representaram 11,9% do total negociado localmente. Este porcentual está em expansão gradativa. A Anfavea projeta que, até o fim do ano, o número chegue a 15%.



PROJEÇÕES MANTIDAS


Apesar do crescimento robusto nas vendas anotado de janeiro a abril, a Anfavea decidiu sustentar os cenários traçados para 2018. A expectativa da entidade é de que o mercado interno avance 11,7% na comparação com 2017, para 2,5 milhões de veículos, com 2,42 milhões de leves e 79,5 mil pesados.

“Por enquanto as vendas têm crescido a um ritmo maior, mas imaginamos que, nos próximos meses, este aumento vá convergir para a nossa projeção porque o patamar de vendas do segundo semestre do ano passado foi mais robusto, então a evolução tende a ser mais tímida”, diz Megale.

Confira, em vídeo, o balanço dos resultados da indústria automotiva:



Tags: vendas, veículos, mercado, Anfavea, Antonio Megale.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência