Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Vendas de veículos avançam 21% até abril

Mercado | 02/05/2018 | 19h06

Vendas de veículos avançam 21% até abril

Leves têm alta de 20,4% e pesados alavancam resultado com crescimento de 52,6%

REDAÇÃO AB

As vendas de veículos cresceram 21,3% no acumulado de janeiro a abril na comparação com iguais meses do ano passado, de acordo com os números da Fenabrave, divulgados na quarta-feira, 2. No total, foram emplacadas pouco mais de 762,8 mil unidades, entre automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, contra os 628,8 mil de um ano antes.



- Faça aqui o download dos dados da Fenabrave
- Veja outras estatísticas em AB Inteligência



Para o Presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, o mercado se mantém firme em sua rota alinhada ao crescimento projetado pela entidade.

“A queda na inadimplência aliada à queda da taxa de juros vem favorecendo o setor como um todo. Atualmente, a inadimplência da carteira de crédito, com recursos livres para pessoas físicas, é de 2,5%, e para pessoas jurídicas é de 3,6%. Estes resultados são os menores desde abril de 2011, fatores que favorecem a oferta de crédito pelas instituições financeiras”, declara o executivo em comunicado.

Os números da Fenabrave mostram que todos os segmentos registraram aumento dos volumes na comparação anual. No de leves, que inclui automóveis e comerciais leves, houve alta de 20,4% do volume total, que chegou a 737,2 mil unidades na soma dos quatro primeiros meses do ano. Deste total, pouco mais de 630 mil novos emplacamentos foram de automóveis, em alta de 20,3%, enquanto os comerciais leves novos tiveram incremento de 20,7%, com 107,2 mil veículos novos.

Por sua vez, os comerciais pesados ajudaram a alavancar ainda mais o resultado do setor. No primeiro quadrimestre do ano, os licenciamentos de caminhões e ônibus atingiram as 25,5 mil unidades contra as 16,7 mil de mesmo período do ano passado, o que representa aumento expressivo de 52,6%.

De forma isolada, os caminhões cresceram 58,7%, passando de 13,1 mil para 20,8 mil no acumulado deste ano, enquanto ônibus ascenderam 30,4%, para 4,6 mil chassis.

No comparativo mensal, de abril contra março, também há crescimento para a maior parte dos segmentos: leves subiram 4,9%, ao somar 209,9 mil unidades. O maior índice de alta é observado no segmento de comerciais leves, cujo volume cresceu 14,3% em abril ao atingir as 31,2 mil unidades. Em automóveis, houve aumento mais tímido na passagem de um mês para o outro ao totalizar 3,4%, para 178,6 mil.

A soma de caminhões e ônibus resultou em pouco mais de 7,3 mil veículos emplacados em abril, leve alta de 1,2%. Enquanto caminhões subiram 4,2% no mês, para 6,2 mil novas unidades, os ônibus recuaram 12,8% sobre março, com volume que não chegou a 1,2 mil chassis.



Tags: Vendas, veículos, Fenabrave, leves, pesados, caminhões, automóveis, Alarico Assumpção Júnior.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência