Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
GM e Volvo firmam parceria com Amazon nos Estados Unidos

Tecnologia | 25/04/2018 | 16h02

GM e Volvo firmam parceria com Amazon nos Estados Unidos

Gigante do varejo poderá entregar mercadorias diretamente no carro dos clientes

REDAÇÃO AB

Imagine se não fosse necessário ter um endereço fixo para comprar produtos on-line, se o cliente pudesse receber suas encomendas fora de casa, em um local público. A General Motors e a Volvo decidiram se unir à Amazon para transformar essa ideia em realidade. A partir desta semana a gigante do e-commerce começa a oferecer aos clientes a opção de receber seus pedidos diretamente em seus automóveis, a chamada In-Car Delivery. A novidade começa a rodar em 37 cidades dos Estados Unidos, para 7 milhões de veículos.

Para usar o recurso, os consumidores precisam selecionar a opção “entregar no carro” quando efetuam uma compra na Amazon, especificando um endereço público. O funcionário da empresa de comércio eletrônico usa localização por GPS para encontrar o automóvel, que pode estar a até dois quarteirões do endereço indicado, e aciona o sistema Amazon Key para destravar o carro, deixar a encomenda no porta-malas e trancar o veículo novamente.

O consumidor acompanha todo o processo pelo smartphone e conta com a comodidade de poder receber a sua compra diretamente no automóvel enquanto está trabalhando, por exemplo. A novidade só está disponível para carros fabricados a partir de 2015 e equipados com os sistemas de conectividade OnStar, da GM, e On Call, da Volvo. Os clientes precisam ainda ser assinantes do serviço Amazon Prime, uma espécie de clube de fidelidade da gigante do varejo.

O acordo de cooperação entre as montadoras e a Amazon tem duração prevista de dois anos. Por enquanto o serviço não será oferecido para pacotes pesados ou muito valiosos, acima de US$ 1,3 mil.

SEGURANÇA E PRIVACIDADE


Segundo as empresas, a segurança teria sido uma das motivações para o desenvolvimento do novo serviço, já que o pedido do cliente não é mais deixado na porta da casa dele, de onde poderia ser facilmente roubado. A questão é que a novidade expõe o consumidor a outros riscos como, por exemplo, o vazamento de seus dados de localização ou a possibilidade de a Amazon Key falhar e o automóvel ficar destravado.

A tecnologia de fechadura inteligente que permite que os entregadores da empresa destravem portas já é oferecida para casas, permitindo que os profissionais entrem nas residências para deixar as encomendas lá dentro. A solução, no entanto, já recebeu uma série de críticas, com casos de que simplesmente não funcionou, o que impediu que entregas fossem realizadas. Mesmo assim, a Amazon prefere fazer ajustes e seguir com a aposta na tecnologia e na possibilidade de processos de compra mais fluídos.

Amazon divulgou vídeo com a reação dos primeiros clientes que usaram a In-Car Delivery:



Tags: GM, Volvo, Amazon, entrega, carro, In-Car Delivery.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência