Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
New Holland mostra trator-conceito a biometano

Tecnologia | 24/04/2018 | 23h59

New Holland mostra trator-conceito a biometano

Fabricante considera a produção local do modelo se houver condições favoráveis

MÁRIO CURCIO, AB | De Castro (PR)

A fabricante de máquinas agrícolas New Holland trouxe ao Brasil um novo trator-conceito movido a biometano. O equipamento foi produzido em Basildon, na Inglaterra. Utiliza um motor FPT de seis cilindros e 180 cavalos próprio para a queima de gás. Sua chegada ao mercado mundial é aguardada em cerca de três anos.

“Ele poderá ser produzido no Brasil. Isso pode levar quatro, talvez cinco anos, vai depender de uma série de fatores”, afirma o vice-presidente da New Holland para a América Latina, Rafael Miotto.

Ele se refere a condições favoráveis ao surgimento de biodigestores em propriedades agrícolas e com isso a utilização de máquinas que consumam o biocombustível em vez de diesel. Com autonomia estimada entre cinco e seis horas de uso contínuo, o protótipo será a grande atração da New Holland na Agrishow, maior feira agrícola do País, que ocorre de 30 de abril a 4 maio em Ribeirão Preto (SP).

Em vez de tanques cilíndricos, os reservatórios do trator têm formato irregular para aproveitar melhor os espaços ao redor da máquina. O custo-benefício prometido será similar ao de um modelo a diesel.

Em 2013 a multinacional apresentou seu primeiro trator movido a metano, o modelo T6. Em 2017 trouxe ao Brasil o equipamento, que roda em testes na Chácara Marujo, em Castro (PR), com boa aceitação por causa do desempenho equivalente ao similar a diesel.

“Sustentabilidade e inovação ditam as regras em qualquer trabalho novo que iniciamos na empresa”, afirma o gerente de marketing, Nilson Righi.



Na propriedade paranaense foram construídos um biodigestor e outras instalações por iniciativa do pecuarista Jan Haasjes, a um custo aproximado de R$ 3,5 milhões. Os itens foram importados da Alemanha e basicamente transformam em gás combustível os dejetos de sua criação de cerca de 10 mil porcos. O biometano é consumido pelo trator, por duas empilhadeiras e uma caminhonete.

O excedente é transformado em energia elétrica, utilizada parcialmente dentro da propriedade e também repassada à cooperativa local. Toda a estrutura foi bancada por Haasjes, sem a utilização de linhas de financiamento.

A New Holland reforça a importância do apoio da legislação a esse tipo de iniciativa: “Temos procurado os governos federal e estaduais por causa da viabilidade dessas máquinas a biometano. O importante é que haja uma desburocratização que acelere as regulamentações para o uso do gás, até porque não seriam necessários grandes subsídios”, afirma Miotto.

DESIGN ATUAL


O trator-conceito surgiu a partir de esquetes enviados de diferentes locais: “Temos estúdios em Chicago (EUA), Lion (França), Turim e Modena (Itália). Gosto de promover a competição entre eles”, afirma o diretor de design da CNH Industrial, David Wilkie.

O novo trator usa câmeras em vez de retrovisores e tem faróis e lanternas integrados à carroceria. O assento do tratorista é feito em gomos que reproduzem o logotipo da New Holland. Há uma tela com informações no centro do volante e outra maior e mais próxima ao teto.

De acordo com a New Holland, o novo trator tem a mesma durabilidade e intervalos de serviço iguais aos de um similar a diesel, mas emite 10% menos gás carbônico e reduz o total de emissões em 80%. Ainda segundo a companhia, a emissão de particulados é 99% menor.

OUTROS DESTAQUES PARA A AGRISHOW


A New Holland guardou alguns novos produtos para a feira agrícola que começa na próxima segunda-feira. De acordo com Miotto, a companhia levará uma nova colheitadeira, modelo 10.90; uma nova família de pulverizadores; e um trator grande (modelo T9) disponível com linhas de crédito similares às do Finame, mas fornecidas pelo próprio Banco CNH. “É uma máquina que se paga facilmente porque faz o trabalho de quatro tratores”, afirma o executivo.

Outro destaque na Agrishow será o sistema de telemetria desenvolvido em parceria global com a Climate Corp. Ele faz o gerenciamento “escritório-máquina” da produção agrícola.



Tags: New Holland, Agrishow, biometano, trator, Rafael Miotto, Nilson Righi, Jan Haasjes, David Wilkie.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência