Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
PSA lança DS 7, o primeiro carro com plataforma para internet das coisas

Tecnologia | 23/04/2018 | 16h22

PSA lança DS 7, o primeiro carro com plataforma para internet das coisas

Modelo conectado traz tecnologia fruto da parceria com a Huawei, firmada em novembro passado

REDAÇÃO AB

O Grupo PSA apresenta seu primeiro carro equipado com sistema para a internet das coisas (IoT). Trata-se do crossback DS 7, que traz a tecnologia denominada Connected Vehicle Modular Platform (CVMP), construída sobre a plataforma Huawei OceanConnect IoT, como primeiro fruto da parceria firmada em novembro do ano passado com a Huawei.

A plataforma da Huawei é a mesma que além de ajudar a desenvolver carros conectados, poderá estar em smart homes (casas inteligentes) e smart cities (cidades inteligentes), proporcionando aos seus usuários acesso a uma variedade de serviços conectando todos esses elementos. Segundo a PSA, todas as interações entre o carro e a nuvem são seguras, uma vez que os dados do cliente e do carro são criptografados, garantindo sua integridade, autenticidade e confidencialidade. A plataforma Huawei será usada para todos os veículos conectados do Groupe PSA em todas as regiões onde esses veículos serão vendidos.

Por meio do CVMP, é possível acessar novos serviços de navegação e funções como um portal de serviços conectados que aparecem na tela do painel, além de reconhecimento de voz de linguagem natural. Também é possível saber sobre o status de manutenção do veículo, histórico de viagens, estilos de direção, que também podem ser acessados pelo smartphone do proprietário do veículo. Os serviços para clientes particulares e gestores de frota também serão adicionados a essas funcionalidades e incluirão serviços de infoentretenimento, atualizações remotas de softwares e de mapas de navegação, assistente pessoal, funções de diagnóstico remoto e de manutenção do veículo, bem como outros tipos de serviços úteis para locadoras, gestores de frotas e operadoras de carros compartilhados.

“Ao implantar sua nova plataforma conectando o veículo à internet das coisas, o Grupo PSA enriquece sua oferta de serviços e facilita a mobilidade para todos seus clientes. Com a Huawei, que é bem conhecida por sua capacidade de inovação, temos o prazer de mostrar hoje o primeiro resultado tangível de nossa parceria, oferecendo aos nossos clientes uma nova experiência proporcionada pela CVMP. O DS 7 crossback é o primeiro veículo a se beneficiar deste projeto conjunto, que será finalmente implementado em todos os veículos do Grupo”, declarou em nota o vice-presidente sênior de veículos conectados & estratégia de arquitetura de serviços do Grupo PSA, Jean Leflour.

O DS 7 crossback é equipado com várias funcionalidades inovadoras de assistência à direção. Sua nova versão híbrida a gasolina E-Tense 4x4 300 cv chega em 2019, marcando a ofensiva de eletrificação da DS Automobiles e do Grupo PSA.



Tags: PSA, Grupo PSA, carro conectado, internet das coisas, Huawei, IoT.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência