Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Toyota atinge 10 milhões de carros equipados com peças feitas em São Bernardo
Centro de visitas inaugurado em 2017 marcou a terceira e última etapa de revitalização da unidade Toyota em São Bernardo do Campo

Indústria | 20/04/2018 | 16h05

Toyota atinge 10 milhões de carros equipados com peças feitas em São Bernardo

Fábrica inaugurada em 1962 foi a primeira da marca no Brasil e também a primeira fora do Japão

REDAÇÃO AB

A Toyota alcança o volume de 10 milhões de carros produzidos e equipados com peças feitas em sua primeira fábrica no Brasil e a primeira fora do Japão, localizada em São Bernardo do Campo (SP). A unidade, que começou a operar em 1962, com a produção do Bandeirante conta hoje com 1,4 mil empregados e produz componentes que equipam os modelos Corolla e Etios feitos no Brasil, além dos que são montados em outros países, como a picape Hilux, feita na planta de Zárate, Argentina, além do Corolla, produzido em West Virginia, o RAV4 e Highlander, feitos no Alabama, e o Camry, fabricado no Kentucky, todas nos Estados Unidos.

Só em novembro de 2001 a empresa encerrou a produção do Bandeirante na unidade de São Bernardo, que passou a fabricar somente autopeças utilizadas nos veículos fabricados aqui e também dedicadas à exportação.

Em 2015, a Toyota deu início ao projeto São Bernardo Reborn, no qual investiu R$ 70 milhões para revitalizar a fábrica. Com a primeira etapa concluída no mesmo ano, a unidade iniciou seu terceiro turno no setor de forjaria (leia aqui), que passou a fornecer para peças para a fábrica de motores em Porto Feliz (SP), inaugurada no ano seguinte. Também em 2015, a sede administrativa se mudou para São Bernardo.

A segunda etapa, concluída em agosto de 2016, marcou a inauguração do primeiro centro de pesquisa aplicada da empresa na América Latina, com a missão de integrar atividades relacionadas à pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e fornecedores (leia aqui). Foram então alocados os departamentos de engenharia, compras, regulamentação veicular e qualidade assegurada, dando maior interação e sinergia entre as áreas para futuros projetos. Também foi construído um centro de design de produto, um dos responsáveis nas mudanças de desenho do atual compacto Etios.

Em agosto do ano passado, a terceira etapa do projeto foi concluída com a entrega do centro de visitas da montadora (leia aqui), um dos mais tecnológicos da empresa em todo o mundo, que leva os participantes a uma viagem pela história da empresa, seu passado, presente e futuro, destacando as atividades mais importantes. Segundo a Toyota, as visitas ao público serão liberadas em breve.

“Além dos 60 anos de nossa atuação no País, temos importantes razões para celebrar o ano de 2018. Neste mês, comemoramos com muito orgulho outro marco importante atingido pela planta de São Bernardo do Campo, unidade que foi revitalizada recentemente e continua desenvolvendo um papel de grande relevância no cenário global para a companhia. Compartilhamos a alegria dessa nova conquista com todos os nossos colaboradores, clientes, fornecedores e concessionários”, afirma Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.



Tags: Toyota, fábrica, autopeças, São Bernardo do Campo, 60 anos, Etios, Corolla.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência