Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Frota de veículos pesados empaca em 2,27 milhões

Balanço | 19/04/2018 | 16h46

Frota de veículos pesados empaca em 2,27 milhões

Número de caminhões e ônibus em circulação para de crescer e envelhece

MÁRIO CURCIO, AB

A frota circulante de veículos pesados ficou estagnada pelo segundo ano consecutivo como consequência da retração no mercado interno. Os caminhões e ônibus em circulação em 2017 somaram 2,27 milhões de unidades. O volume é apenas 0,03 mais alto que o registrado em 2016. Os números são do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças).



- Faça aqui o download dos dados do Sindipeças
- Veja outras estatísticas em AB Inteligência



A análise dos números separados mostra que o volume de ônibus em circulação recuou 0,9% pelo segundo ano seguido e está atualmente em 382,3 mil unidades, após ter atingido um pico de 389,1 mil veículos em 2015. É fácil entender o que ocorre com o segmento olhando a venda de ônibus novos num período recente. Em todo o ano de 2016 foram emplacados somente 13,6 mil ônibus e em 2017, 15,1 mil. Como comparação, o não muito distante 2013 teve 36,7 mil ônibus emplacados. Nos anos seguintes, a falta de confiança na economia derrubou as renovações de frota. Outra consequência foi o envelhecimento dos veículos em circulação. De 2016 para 2017 a idade média dos ônibus passou de 9 anos e 11 meses para 10 anos e 2 meses.

Ainda de acordo com o Sindipeças, o total de caminhões cresceu 0,2% em 2017 e atingiu 1,89 milhão de unidades. A frota para transporte de carga só não recuou como os ônibus por causa do bom momento vivido pelo agronegócio. Mesmo assim, a idade média dos caminhões se aproximou dos 11 anos (exatos 10 anos e 8 meses). Leia também as análises do estudo do Sindipeças para veículos leves e motocicletas.



Tags: Caminhões, ônibus, frota circulante, idade média, Sindipeças.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência