Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Caminhões terão alta de 27,5% em 2018, diz Carcon Automotive
Ronaldo Lima, gerente de desenvolvimento de forecast da Carcon Automotive (foto: Ruy Hizatugu)

Transportes | 16/04/2018 | 13h13

Caminhões terão alta de 27,5% em 2018, diz Carcon Automotive

Consultoria estima crescimento mais acentuado para o segmento de pesados

SERGIO QUINTANILHA, PARA AB

Com a autoridade de quem acertou na mosca a previsão de que o mercado interno teria 52 mil caminhões emplacados em 2017, a consultoria Carcon Automotive fez outra estimativa para o segmento de veículos de carga durante o IX Fórum da Indústria Automobilística, realizado por Automotive Business no WTC, em São Paulo.

Segundo Ronaldo Lima, gerente de desenvolvimento de forecast da Carcon Automotive, o crescimento da economia, a taxa de juros baixa, a inflação sob controle e a confiança da indústria e dos consumidores são fatores que fazem a empresa prever um bom crescimento no mercado de pesados.

A previsão de ótimas safras de grãos (229,5 milhões de toneladas) e de cana de açúcar (635,6 milhões de toneladas) também foram fatores considerados pela Carcon Automotive. Durante sua apresentação no fórum, Ronaldo Lima disse que a consultoria prevê um aumento de 27,5% no mercado de caminhões para este ano, passando de 51,9 mil para 66,2 mil unidades. Ele salientou, entretanto, que a recuperação do mercado será maior entre os caminhões pesados, acima de 30%, enquanto o de outros segmentos ficará abaixo, na casa dos 20%.

Para os ônibus a Carcon prevê uma melhora mais modesta, de 19%, com as vendas internas passando de 11,7 mil em 2017 para 14 mil unidades este ano. Mesmo assim, é um crescimento mais consistente que o do ano passado, que foi de 5,3%. Ronaldo Lima também fez uma pequena provocação em sua apresentação, perguntando: “Estamos preparados para o crescimento?” Isso porque, segundo estudos da Carcon Automotive, o prazo de entrega de caminhões já é de 70 dias, tempo quase três vezes maior do que ocorreu em meses anteriores. Considerando os números de caminhões e ônibus, a Carcon prevê crescimento de 17% na produção de veículos pesados.

A estimativa da empresa é de que a produção passe de 114,7 mil para 134 mil veículos em 2018.

Tags: Carcon Automotive, caminhões, ônibus, Ronaldo Lima, IX Fórum da Indústria Automobilística.


Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
AB Inteligência