Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Volvo acerta a mão com seu novo SUV XC40

Lançamentos | 10/04/2018 | 17h30

Volvo acerta a mão com seu novo SUV XC40

Carro reúne tamanho, conforto e desempenho na medida certa

MÁRIO CURCIO, AB | De Florianópolis (SC)

A Volvo acertou a mão com seu novo SUV. Por causa do tamanho e desempenho, o carro deve agradar por aqui. Com 4,42 metros de comprimento e porta-malas com 460 litros, o XC40 cumpre bem sua função na cidade como para viagens. Os preços estão entre R$ 169.950 e 214.950 (veja aqui).

Automotive Business rodou com o carro em duas versões diferentes (R-Design e Momentum, ambas com 252 cavalos) por cerca de 60 quilômetros com cada uma delas. O conforto é o destaque. Não se ouvem ruídos quando o XC40 passa por piso irregular ou pavimentação precária.

A suspensão é firme e com isso a carroceria se inclina muito pouco e mantém a estabilidade, mesmo em curvas fechadas. A versão mais divertida de dirigir é a R-Design, única com borboletas para mudança de marcha atrás do volante. Nas outras duas, as trocas sequenciais são feitas com toques à esquerda e à direita na alavanca de mudanças.

A aceleração de zero a 100 km/h das duas versões testadas ocorre em 6,4 segundos e a velocidade máxima é de 230 km/h. Também é exclusivo da opção R-Design o controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, ACC. Com ele o motorista ajusta a velocidade e a distância a ser mantida em relação ao carro da frente e o sistema automaticamente acelera ou freia o veículo.


XC40 mede 4,42 m e tem porta-malas de 460 litros. Distância entre eixos de 2,9 m garante bom espaço interno A Volvo analisa a possibilidade de trazer mais adiante uma versão ainda mais acessível do XC40, com motor 1.5 turbo de três cilindros. “Ainda não sabemos se essa opção é viável”, afirma o presidente da Volvo Cars do Brasil, Luis Rezende.

Embora não abra o jogo, é bem provável que a Volvo traga essa opção a partir de 2019 como forma de atrair ainda mais clientes. Com uma versão abaixo dos atuais R$ 170 mil o novo SUV passaria a concorrer com carros como o Honda CR-V e Hyundai New Tucson, por exemplo.

MAIS LANÇAMENTOS ATÉ O FIM DO ANO


Ainda em 2018 o utilitário esportivo médio XC60, atualmente o mais vendido da Volvo, chegará ao Brasil nas versões T8 e diesel. A nova perua V60 está prevista para agosto e o sedã S90 T8, para novembro.

A fábrica belga de Ghent, que produz o XC40 e outros modelos, foi escolhida recentemente pela Volvo para montar os modelos da mova marca premium Lynk & Co (aqui), criada pela Geely, gigante chinesa que também é a atual proprietária da marca sueca. No entanto, Rezende descartou a possibilidade de venda dos modelos Lynk & Co no Brasil.

Assista ao vídeo com o novo utilitário esportivo da Volvo:




Tags: Volvo, XC40, SUV, Momentum, R-Design, Lynk & Co.

Comentários

  • GilbertoHeinzelmann

    Souum novo, e não feliz proprietário de um XC 40. Parece que me juntei a estatística de problemas de produção que tendem a ocorrer nos primeiros veículos produzidos de uma nova plataforma. No meu caso, o dreno do ar condicionado não foi conectado na linha de produção. Como consequência, água se acumulou no piso traseiro da parte interior do veiculo e panes elétricas se manifestaram. Apesar da gentileza nos contatos, a resposta da montadora deixa a desejar.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência