Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Citroën vai testar comunicação entre automóveis

Tecnologia | 06/04/2018 | 14h31

Citroën vai testar comunicação entre automóveis

Na França, usuários terão modelos C4 e DS 4 conectados com a via e com outros carros

REDAÇÃO AB

O Grupo PSA inaugura nova fase do projeto Scoop, iniciativa que começou em 2014 na França com a meta de desenvolver sistema inteligente de transporte para reforçar a segurança viária e melhorar a gestão do tráfego. A empresa anunciou que que vai oferecer a seus clientes a possibilidade de testar a tecnologia V2X (Vehicle to Everything, em que o automóvel troca dados e informações com outros carros e com as vias e infraestrutura).

O sistema funciona por meio de unidades embarcadas nos veículos – um modem, duas antenas e um software – e ainda sistemas conectados nos centros de gestão de tráfego. A ideia é que, com tudo interligado, seja possível antever alguns acontecimentos e, assim, evitar acidentes. Para o Grupo PSA, este recurso é de grande relevância para o carro autônomo, que vai combinar estas informações aos dados captados por radares e câmeras do automóvel.

Por enquanto 15 clientes testarão a novidade em condições reais de uso. Segundo a empresa, dois mil quilômetros de estradas na França já estão equipadas com a tecnologia. Além do Grupo PSA, participam do projeto Scoop outras empresas e entidades do país, como a Renault, a concessionária de rodovias Sanef, a operadora de telecomunicações Orange. Tudo é coordenado pelo ministério dos Transportes francês.



Tags: Citroën, tecnologia, comunicação, veículo, carro conectado.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência